10 Benefícios Incríveis de Cuscuz para a Saúde
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Domingo, 16 Junho 2019 22:06
- Escrito por Redação
O cuscuz é um alimento tradicional das culturas do norte da África feito de trigo ou farinha de semolina. Muitas vezes é confundido com um grão, mas na verdade, é a mesma massa que é transformada em vários tipos de macarrão. Ele apareceu pela primeira vez em registros históricos nos países do norte da África e mais tarde foi relatado como um alimento básico nos países do Oriente Médio e na Turquia.
1) Ajuda no desenvolvimento da massa muscular
O selênio é um nutriente importante para o desenvolvimento dos músuculos. Estudos demonstraram que a deficiência de selênio no corpo pode causar fraqueza muscular, fadiga anormal ou exaustão. Portanto, o cuscuz é uma grande fonte de selênio e pode ajudar no desenvolvimento da sua massa muscular.
2) Fonte de energia
As calorias são uma fonte de energia para o nosso corpo. Uma pessoa normalmente precisa de aproximadamente 2.000 calorias para realizar as atividades diárias e um prato de cuscuz possui 170 – 180 calorias aproximadamente.
3) Evita arritmias cardíacas
Além disso, o cuscuz é uma fonte de potássio que é outro nutriente essencial. O potássio reduz a pressão arterial e beneficia pacientes com alto risco para várias doenças cardiovasculares. O potássio também ajuda na batida normal do coração e evita arritmias cardíacas e outras irregularidades perigosas no ciclo constante do coração.
4) Aliado dos vegetarianos
O cuscuz é particularmente um favorito dos vegetarianos e veganos, pois eles perdem algumas das principais fontes de proteína, como carne e produtos lácteos.
5) Melhora o funcionamento do cérebro
Outro nutriente importante encontrado no cuscuz é a colina, um nutriente que contribui para a saúde do cérebro, fígado e sistema nervoso. Lembrando que 1 xícara de cuscuz contém 5,2 mg de colina.
6) Ajuda na digestão
O cuscuz é um alimento rico em fibras que ajuda na digestão adequada dos alimentos e na saúde do sistema gastrointestinal, por estimular o movimento peristáltico – as contrações dos músculos que movem os alimentos ao longo do trato digestivo. A fibra também ajuda a estimular a absorção e retenção de colesterol HDL (“colesterol bom”) dentro do corpo.
7) Previne a isônia
Cálcio é muito importante para os seus ossos e dentes e evita a osteoporose. Mantém sua pele saudável e ajuda a prevenir insônia e doenças cardíacas.
8) Trata a depressão
O magnésio presente no cuscuz é benéfico no tratamento de pessoas com diabetes, enxaquecas e depressão.
9) Fácil preparo
É comumente usado da mesma maneira que é usado arroz ou macarrão, com carnes, vegetais e molho, facilitando seu preparo.
10) Cura de feridas
A cura de feridas, recuperação de doenças e cirurgia podem ser alguns dos momentos mais difíceis para seu corpo. O cuscuz pode acelerar a recuperação, pois fornece grandes quantidades de proteína. A proteína é parte importante da cicatrização de feridas, bem como no metabolismo de enzimas que auxiliam no reparo de feridas. O cuscuz é uma grande fonte protéica e é considerado um alimento dietético poderoso.