Setembro amarelo: vamos combater a depressão
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Sexta, 14 Setembro 2018 17:22
- Escrito por Redação
A campanha Setembro Amarelo, que está ganhando cada vez mais força nas redes sociais, tem o intuito de alertar a população sobre os casos recorrentes de suicídio no Brasil e no mundo. Os dados são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada 40 segundos alguém tira a própria vida ao redor do mundo. Os dados brasileiros não ficam muito atrás: a cada 45 minutos ocorre um caso de suicídio em nosso país. A faixa etária mais propensa é a de jovens entre 15 e 29 anos.
A Editora Edipro também está em campanha nas redes sociais e lembra aos leitores, neste mês em especial, de um importante livro que está em seu catálogo. A obra, que chegou ao Brasil em 2016, é uma das mais vendidas e recomendadas no mundo para tratar essa doença que atinge milhares de pessoas. Em Antidepressão: A Revolucionária Terapia do Bem-Estar, o consagrado professor de Stanford, David Burns, explica como combater os sentimentos de depressão e desenvolver autoestima. Segundo estudos publicados na revista científica norte-americana Journal of Consulting and Clinical Psychology e no periódico The Gerontologist, os efeitos da leitura de livros como Antidepressão, sem qualquer outra forma de terapia, podem ser tão eficazes quanto um ciclo completo de psicoterapia ou de tratamento com os melhores antidepressivos.
Para entrevistas, temos como fonte o especialista terapeuta cognitivo-comportamental Arnaldo Vicente - Coordenador, professor e supervisor no Centro de Terapia Cognitiva-Comportamental de Bauru.