Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde vem adotando uma série de medidas para o combate o COVID
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Terça, 07 Julho 2020 20:39
- Escrito por Redação
A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde, vem adotando uma série de medidas para o combate ao novo coronavírus. Uma destas medidas foi a criação do Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 para atender pacientes com síndromes gripais, que funciona de forma complementar aos demais serviços desse nível de atenção, atuando como referência assistencial para enfrentamento ao vírus no âmbito da Atenção Primária de Saúde.
Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Centro da Covid-19 busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços da APS continuem atuando em suas atividades essenciais.
"Antes o que eram dois centros, agora ficou um só localizado na Avenida Dep. Raimundo Holanda próximo ao Centro Administrativo. Essa mudança foi para nos adequarmos a necessidade da população e melhorarmos nosso serviço que além da triagem na recepção pelo técnico de enfermagem e avaliação de enfermagem e médica, contará também com atendimento de um psicólogo e testagem rápida que já está sendo montada e o quanto antes começará a ser feita no local", disse a coordenadora Arissa Soares.
O fluxo funciona da seguinte forma:
No primeiro momento, o paciente é abordado por um segurança, que verifica o uso da máscara facial e conduz para a higienização das mãos. Em seguida, é dirigido para o setor de acolhimento, onde são feitos o primeiro atendimento e o cadastro. De lá, segue para a sala de triagem, onde passa por uma entrevista com enfermeiro, com a orientação acerca dos sintomas. O passo seguinte é a consulta com o médico. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para a realização de exames.
"O importante a ser destacado é quando deve ser procurado o centro! A partir deste momento a recomendação é que pessoas com tosse seca, dor de garganta, dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, além dor de cabeça, coriza, calafrios, dor no corpo, fadiga, dor abdominal e diarreia e que estejam sentindo esses sintomas por pelo menos dois a três dias seguidos devam ir ao Centro e passar por uma avaliação", finalizou Arissa.