Prefeitura compra lote de 700 testes rápidos para diagnósticos mais precisos do Coronavírus
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Sábado, 30 Maio 2020 13:02
- Escrito por Redação
Para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus em nosso município, a Prefeitura adquiriu de forma imediata 700 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.
De acordo com a coordenadora do Laboratório Municipal Dra. Maísa Mendes, os testes adquiridos pela prefeitura são o que existe de melhor no combate à doença uma vez que utilizam o método Anticorpos (IgG e IgM) que consiste na coleta de sangue com processamento do material e análise a partir do soro, permitindo detectar o vírus com alta precisão diagnosticando se o paciente está doente ou se já foi contaminado e está curado.
Os lotes de testes vem através de remessas com 200 testes e já estão sendo utilizados no laboratório municipal.
A coordenadora explica que a utilização dos testes obedece a um procedimento em que é necessário que a vigilância epidemiológica notifique os casos suspeitos e encaminhe ao laboratório. Ou seja, o padrão é o estabelecido pela OMS e Ministério da Saúde.
Todo o trabalho de busca ativa e encaminhamento ao laboratório é feito pela vigilância epidemiológica.
"É muito importante que as pessoas saibam que caso estejam com sintomas típicos do coronavirus devem procurar os centros de atendimento no CAIC e no Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho de Rezende e para quem mora na zona rural procurar o posto de saúde onde é atendido. O laboratório é um órgão de averiguação, análise, testagem mas mediante as notificações. Não é o local de atendimento. Atendimento é feito exclusivamente nos centros de atendimento e postos de saúde", esclarece a coordenadora Dra. Maísa.
A realização da testagem rápida permitirá a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Países como Coréia do Sul e Cingapura que adotaram essa estratégia tiveram resultados muito bons. Nossa expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica em Piripiri.