Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Terça, 31 Dezembro 2019 09:50
- Escrito por Redação
Carnaval é um momento de alegria, de festejar e até de descansar a mente. Infelizmente, muitas pessoas acabam exagerando na bebida. Se você exagerou, fique atenta e aprenda a se recompor rapidamente.
Alcoolismo Agudo
Ao contrário do uso repetitivo do álcool e por tempo prolongado, o uso excessivo esporádico, é chamado de alcoolismo agudo. Ele geralmente não causa danos definitivos aos órgãos do corpo, apesar de causar grande mal-estar. Depois daquele primeiro momento de euforia, vem como efeito a depressão. Aqueles músculos e nervos que se sentiam tão poderosos diante do álcool já se sentem fracos e cansados. Isso porque o sistema nervoso foi tão excitado que agora está sem forças. Além desse estado de cansaço, ainda há os efeitos físicos como: dor de cabeça, vômitos, e a gastrite causada pelo álcool.
Quando o alcoolismo se torna crônico (cuidado!), ele pode trazer muitos prejuízos à saúde. Alguns exemplos: lesões cerebrais, ganho de peso e acúmulo de gordura (principalmente na região abdominal), diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças.
Dicas para Curar a Ressaca
Bom, o estrago já foi feito, você bebeu demais. O que fazer para curar essa ressaca, e o que fazer para evitar que isso aconteça novamente?
Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca
Hidratação: Agora é a hora de hidratar o corpo e repor os minerais perdidos. A água de coco é o melhor remédio nesse caso. Água, sucos de fruta e chás também são bem-vindos. Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.
Descanso: Cerca de cinco horas depois da bebedeira, as células cerebrais começam a se recuperar, mas ainda estão ultrassensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Se possível, repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.
Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca
Evite remédios: Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor de cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjoos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez, e a melhor recuperação sempre leva o tempo natural do organismo.
Exagerou na Bebida? Dicas para Melhorar a Ressaca
Alimentação: Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.
Consuma alimentos de fácil digestão; faça uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Essas comidas também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.
Fonte: belezaesaude