Novembro Azul: 5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Quarta, 30 Outubro 2019 18:04
- Escrito por Redação
Preste atenção neste número: 57% dos usuários que votaram no aplicativo Quinto disseram que não se previnem contra o câncer. Isso até parece mentirinha de primeiro de abril, mas não é! Inclusive, a data é outra: estamos em novembro, mês da conscientização contra o câncer de próstata.
Aliás, falando neste tipo de câncer – que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) deve atingir mais de 68 mil pessoas entre 2018 e 2019 – 85% dos usuários que votaram responderam SIM quando perguntados se o exame de toque ainda seria uma barreira no combate à doença. 44% dos votantes desta questão são homens, 53% mulheres e 3% outros.
Pensando nestes números, o Quinto conversou com o urologista Alex Meller da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele deu algumas orientações para a prevenção da doença. Vamos lá?
Sem sintomas!
Em conversa com o Quinto, Alex disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!
Tabu desnecessário
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.
Alguém da família já teve?
O médico Alex afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50. Combinado?
Tem colesterol alto? Cuidado!
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.
Essa você não sabia!
O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não tem contra-indicação! Então, não custa tentar!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo de uma semana. Entretanto, 68% dos usuários do Quinto disseram se considerar pessoas sedentárias.
Quando questionados se vão ao médico para consultas preventivas, 61% dos usuários do aplicativo disseram que não procuram ajuda profissional para prevenir doenças.
Um dado interessante dos netos e netas presentes no Quinto é que 54% deles acham que vão viver mais que os avós – atualmente a expectativa de vida do Brasil é de 75 anos.
Já quando questionados sobre planos de saúde, 79% das pessoas que votaram afirmaram que o valor cobrado não é compatível com os serviços oferecidos pelas operadoras.
Ainda dentro do tema, 49% das pessoas que votaram na pergunta acreditam que a ciência vai conseguir barrar o envelhecimento. Será mesmo?