Orçamento é aprovado com protesto da oposição após emenda ser rejeitada
- Detalhes
- Categoria: Política
- Publicado: Segunda, 16 Dezembro 2019 17:24
- Escrito por Redação
A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Estado aprovou o texto do orçamento de 2020. A votação foi marcada por protestos da oposição, porque o relator da proposta, deputado estadua Franzé Silva (PT), vetou a emenda conjunta apresentada pelos deputados Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV).
Os dois parlamentares queriam remanejar R$ 2 milhões do Gabinete Militar para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e hospitais regionais. Franzé não acatou a emenda.
“A emenda retirava de uma unidade orçamentária ligada à governadoria e levava para a Uespi e para Saúde. Nesse sentido evitamos que isso pudesse acontecer para não desequilibrar o orçamento. Foram acatadas cerca de nove emendas”, disse Franzé. As emendas aprovadas tratam da realização de obras em municípios como calçamentos.
O deputado Gustavo Neiva afirma ser desproporcionação o fato dos hospitais terem orçamento menor do que o Gabinete Militar. Ele afirma que os hospitais tratam da vida de várias pessoas enquanto o Gabinete trata apenas do governador.
“Nossa intenção é valorizar políticas públicas que devem ser valorizadas. Quem não sabe a situação da Uespi de calamidade? Buscamos corrigir essa distorção e valorizar a educação. Como valorizar a saúde. Percorremos o estado do Piauí e vários hospitais regionais. Esse caos foi confirmado por vistoria do TCE em 30 hospitais com problemas. Apresentamos uma emenda para o do Gabinete Militar, que gasta com o governador. São 30 milhões para o governador. Quando é para cuidar da saúde de várias pessoas, só são projetados R$ 28 milhões. Buscamos corrigir essa distorção. Retirando do Gabinete Militar para a saúde e a Uespi”, protestou. Cidadeverde.com