PT escolhe dirigentes em Piripiri e mais 210 municípios piauienses neste domingo 8 de setembro
- Detalhes
- Categoria: Política
- Publicado: Quarta, 04 Setembro 2019 15:31
- Escrito por Redação
O Partido dos Trabalhadores realiza, neste domingo dia 8 de setembro, eleição em 210 cidades do Piauí para escolha dos presidentes dos diretórios municipais e dos delegados que definição o novo presidente estadual.Cerca de 45 mil dos 47 mil filiados do partido no Estado estão aptos a votar.
Os concorrentes à direção do partido no Piauí são o vereador de Teresina Dudu, da corrente Democracia Socialista, e o deputado federal e atual presidente do partido, Assis Carvalho, da corrente Unidade na Luta. O vencedor terá seu nome homologado durante o congresso estadual do partido, que acontece nos dias 19 e 20 outubro.
Em Piripiri, 485 filiados vão escolher entre os candidatos o atual diretor da Agespisa Genival Sales ( foto) e o advogado George Magno, para a presidência do diretório municipal. O mandato é de quatro anos tanto para o diretório local quanto para a liderança estadual.
A votação em Piripiri acontece das 08h00 às 17h00 na Câmara Municipal de Piripiri.
Criado em 1980, o PT é o único partido do Brasil que realiza eleição direta para seus líderes.
O pleito acontecerá simultaneamente em todo o país, no dia 8 de setembro. A previsão é de que 600 mil dos 2 milhões de filiados da sigla vão às urnas para a renovação dos líderes municipais e estaduais.
O Piauí é um dos estados onde o Partidos dos Trabalhadores se mantém forte. Além da reeleição do governador Wellington Dias, o partido elegeu cinco deputados estaduais e dois federais, sendo que por pouco menos de 1.500 votos não fez o terceiro federal, Merlong Solano.
Após a eleição do dia 8 de setembro e o congresso estadual em outubro, os dirigentes de todas 27 unidades da Federação vão escolher o novo presidente nacional do partido, durante o 7º Congresso Nacional, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo. MaisPiripiri