Eletrobras vai ser vendida em 9 dias
- Detalhes
- Categoria: Notícias Variadas
- Publicado: Terça, 17 Julho 2018 10:49
- Escrito por Redação
O ministro do Planejamento, Esteves Conalgo, afirmou segunda-feira, dia 16, que o leilão da Companhia Energética do Piauí (Cepisa) será mantido para o dia 26 de julho. O processo de venda das demais distribuidoras da Eletrobras deverá ocorrer apenas no final de agosto.
A Cepisa, atual Eletrobras Piauí, é a distribuidora que possui uma situação mais confortável no comparativo com as demais subsidiárias que participam do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). No último final de semana, a Justiça Federal do Estado reconsiderou a decisão de suspensão da assembleia realizada há alguns meses, garantindo a validade do procedimento primordial para a concretização da venda da companhia. Diante da importância da venda para a saúde financeira da empresa, há a previsão de que após o fim do processo, a empresa concessionária realize novo aumento de capital social da Eletrobras Piauí, no valor mínimo de R$ 720,9 milhões.
Há ainda o indicativo de que empregados e aposentados da distribuidora de energia da Eletrobras poderão adquirir o equivalente a 10% das ações.
Nesse âmbito, a desestatização visa proporcionar um aumento dos investimentos,
melhorias de gestão operacional, expansão da rede de distribuição, aumento da qualidade dos serviços prestados e melhoria do seu desempenho econômico-financeiro.
Além disso, a reestruturação societária da distribuidora, com a transferência do
controle das empresas à iniciativa privada, permitirá que a Eletrobras concentre investimentos e esforços nas áreas de geração e transmissão, sendo estas as atividades principais da companhia.
Porém, é importante sinalizar que o edital divulgado pelo BNDES está suspenso, a Advocacia Geral da União tenta derrubar decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que cria empecilho para o processo de venda da Cepisa e demais distribuidoras.