Idepi garante que cessou vazamento na barragem e não há risco de rompimento
- Detalhes
- Categoria: Notícias Variadas
- Publicado: Quinta, 12 Abril 2018 08:23
- Escrito por Redação
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) garantiu no final da tarde desta quarta-feira (11) que a infiltração identificada na parede do reservatório da barragem do Bezerro, em José de Freitas, cessou e diminuiu a pressão sobre a estrutura.
De acordo com o instituto, a sangramentagem do volume da água foi essencial para a diminuição do volume de água na represa, que chegou a cair mais de 60cm nos últimos dias.
O diretor do Idepi, Geraldo Magela, afirma que a situação está sob controle. “A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com equipe monitorando e executando trabalhos de restauração”, garantiu.
Para o trabalho de restauração permanente da infiltração da parede da represa, o Idepi conta com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura. Um laudo técnico deverá ser concluído nesta quinta (11).
Mesmo com a situação controlada, a previsão para os próximos dias é de volume considerável de chuvas para a região norte do Piauí, o que deixa as autoridades em alerta para a permanência dos cuidados de evacuação. “A barragem continua sobre monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo às orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, alerta Magela.
Dados atualizados:
582 pessoas desabrigadas em cinco cidades (José de Freitas/Barras/Cabeceira/Esperantina/Batalha);
191 famílias resgatadas;
60 cm - baixou nível das águas na barragem do Bezerro;
PI-113 - parcialmente interditada no km 9 próximo a Santa Teresa;
Trecho entre José de Freitas e Cabeceira - sem interdição
12 municípios em estado de emergência no Piauí - seis cidades devido as águas da barragem do Bezerro. Cidadeverde.com.