COE adota protocolo para eventos eleitorais presenciais; confira recomendações
- Detalhes
- Categoria: Notícias Variadas
- Publicado: Quinta, 03 Setembro 2020 20:42
- Escrito por Redação
Diante das eleições municipais neste ano, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (03), as recomendações e medidas de segurança para o período eleitoral. O documento não especifica o limite máximo de participantes nos eventos eleitorais presenciais, mas reforça o distanciamento social e os encontros virtuais.
O COE afirma que "o objetivo dos integrantes do comitê é reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus, que continua circulando em Teresina".
A Prefeitura de Teresina informa que, de acordo com o documento, "as convenções partidárias e os encontros entre pré-candidatos e a população devem ocorrer preferencialmente de forma virtual".
“Nossa orientação é para evitar aglomerações e um possível aumento de casos de Covid e de óbitos”, ressalta o médico Walfrido Salmito, um dos integrantes do COE.
Encontros Presenciais
Em relação aos encontros presenciais, o COE recomenda "que devem ser realizados seguindo todas as recomendações universais de precaução":
- uso de máscara;
- a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%;
- evitar aglomerações;
- evitar compartilhamento de objetos pessoais;
- distanciamento social de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas.
Ambientes Arejados
Os eventos presencias "devem ser realizados em ambientes arejados, com janelas e portas abertas, com a utilização de sistema de refrigeração de ar apenas quando for absolutamente indispensável". O COE recomenda que os organizadores façam, periodicamente, a limpeza e desinfecção rigorosa de ambientes e superfícies.
"No documento, o COE informa que segue reavaliando periodicamente os indicadores epidemiológicos para orientar a população de Teresina, assim como as instituições públicas e privadas para que o período eleitoral possa transcorrer da forma mais segura possível".
Carlienne Carpaso (com informações do COE/FMS)