Tendências da Economia para o 2º semestre de 2020
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Publicado: Quarta, 18 Março 2020 19:34
- Escrito por Redação
Não, definitivamente não é necessário ter uma bola de cristal ou poderes mágicos para saber quais serão as tendências que o segundo semestre desse ano reserva para a nossa economia. Para isso, basta ficar atento às notícias e ao que a tecnologia disponibiliza como ferramenta de trabalho.
As decisões dos principais líderes mundiais aos mais variados assuntos afetam a economia, disso não há dúvidas. O Coronavírus marcando presença em todos os continentes também vai afetar a economia mundial.
O fato é que ao olhar com uma lupa para vários segmentos da política, da cultura, da tecnologia e da ciência, já permite efetuarmos um exercício para prevermos o que a segunda metade de 2020 vai trazer em termos econômicos.
A economia no segundo semestre
“Ah, mas saber o que vai ocorrer na economia durante o segundo semestre é missão para os analistas”. Esse é o pensamento de muitas pessoas, das mais variadas profissões, que no dia a dia não lidam com índices da bolsa de valores.
No entanto, não custa saber que, independente da sua profissão, saber como o mercado se comporta durante o ano é importante para várias coisas, desde conduzir um negócio e até mesmo saber a hora exata de abrir um.
Não é necessário ser um expert em economia e nem se aprofundar em conhecer gráficos e cálculos matemáticos. Com uma rápida olhada no que ocorre ao nosso redor é possível projetar algumas tendências. Sendo assim, não será surpresa se no segundo semestre cada vez mais nos depararmos com algumas situações ou cenários a seguir.
Empresas amigas do meio ambiente
Levando em conta que cada vez mais a pauta da sustentabilidade afeta a imagem da marca das empresas de uma forma geral, então os chamados negócios Eco-Friendly estarão cada vez mais em evidência.
Sendo assim, é importante que os empreendedores fiquem atentos para medidas capazes de tornar as suas empresas mais sustentáveis, cientes das suas ações e responsabilidades perante o meio ambiente.
Vale lembrar que, nesse atual contexto, os clientes estão exigentes e sempre prontos para cobrar de empresas que fecham os olhos para a sustentabilidade.
Aumento das campanhas por smartphone
Pelo fato de que os aplicativos facilitam o dia a dia de muita gente (Uber e iFood são apenas alguns exemplos), assim como os dispositivos móveis estão nas mãos de boa parte da população, a tendência é aumentar a realização de campanhas por meio de smartphone.
Sendo assim, além das lojas disponibilizarem cada vez mais aplicativos para facilitar a compra dos produtos, será também mais comum a tecnologia PWA, também conhecida como Progressive Web App.
Esse conceito torna a experiência dos usuários de páginas web parecida com a que ocorre com aplicativos móveis.
Assistentes virtuais e robôs no atendimento
A presença da IA (Inteligência Artificial) e dos Assistentes Virtuais facilitando o atendimento já é uma realidade, porém a eficiência e as facilidades que eles promovem irão torná-las cada vez mais comuns.
As vantagens que esse tipo de atendimento proporcionam são várias, pois o cliente pode sanar as suas dúvida a qualquer hora.
Lojas virtuais integradas nas redes sociais
A possibilidade de encontrar uma pessoa que não possui uma conta em alguma rede social é cada vez mais difícil.
Diante disso, com públicos tão variados acessando todos os dias Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias, seria um desperdício não usar tais redes para beneficiar os negócios.
O Facebook, por exemplo, já possui o recurso do Marketplace, enquanto o Instagram já apresenta o Instagram Shopping.
A adoção do Home Office
Antes do Coronavírus obrigar boa parte população mundial a ficar em quarentena, o Home Office já existia como um modo prático para os profissionais efetuarem as suas tarefas em casa.
Por causa de ferramentas de gestão da linha do Wrike, Trello e do Asana, o Home Office se apresenta como um método viável e vantajoso especialmente para Startups, agências de publicidade e todo e qualquer trabalho que possa ser desenvolvido em equipe e pela internet.
As vantagens que o Home Office oferece, como, por exemplo, mais produtividade e redução de gastos para as empresas, possibilitam que essa modalidade conquiste muito mais adeptos nos meses e nos anos seguintes.
Negócios na internet
A criação de blogs, sites, canais de vídeos e venda de cursos online como uma forma de obter uma renda extra ganha adeptos todos os dias. O motivo para isso é evidente: a internet é onde as pessoas procuram os mais variados assuntos.
Para investir em qualquer uma dessas possibilidades, o importante é contar com uma boa hospedagem de site e o registro de domínio. Um empreendimento online sem um domínio registrado não consegue conferir a credibilidade necessária para o cliente.
você pode registrar na HostingerBr.
Na realidade, nenhum projeto na web ganha vida sem os recursos da hospedagem e do domínio. Estes são a base de qualquer negócio na internet.
Não é uma questão de prever o futuro, mas sim, de analisar o presente
Os atuais acontecimentos já nos dão indícios e como serão os próximos meses. Com isso, já dá para ter alguma projeção a respeito do que o segundo semestre de 2020 reserva para a economia.
E então, você já está preparado para o Home Office, para a Inteligência Artificial e outras tendências? Se ainda não está sugerimos que fique bem atento a essas questões.