Prefeito realiza reunião sobre a flexibilização para abertura do comércio em Piripiri
- Detalhes
- Categoria: Educação
- Publicado: Quarta, 22 Abril 2020 18:27
- Escrito por Redação
Na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito Luiz Menezes realizou uma longa reunião virtual com a finalidade de dialogar com o Ministério Público, autoridades e empresários locais sobre a flexibilização para abertura do comércio em Piripiri.
O prefeito disse que o isolamento social é o principal fator que tem mantido o município sem nenhum caso de covid-19, mas que a decisão tem que ser conjunta, ouvindo as demais autoridades do município e representantes das empresas.
O promotor Nivaldo Ribeiro afirmou que há uma hierarquia nos decretos, onde o Ministério Público fiscaliza e faz valer o decreto estadual, emitido pelo Governador do Estado, citando como exemplo o município de Parnaíba, onde o prefeito autorizou a volta do comércio, mas a justiça proibiu.
O Secretário de Saúde Almiro Mendes alertou para os riscos de uma volta prematura das atividades comerciais. "Estamos chegando, segundo todos os estudos disponíveis, no pico da epidemia. Temos conseguido com muito esforço manter estável a linha de incidência do coronavírus. Retroceder agora é colocar em risco todo o sistema de saúde e pôr em risco vidas", ponderou o secretário.
Após quase duas horas de diálogo, ficou acertado que os lojistas irão fazer uma reunião para propor uma estratégia de abertura gradual do comércio. Já os órgãos de saúde irão trabalhar em conjunto, onde a secretaria municipal irá testar, por amostragem, parte da população para saber do real quadro epidemiológico da cidade e a direção do Hospital Regional, através da Drª Nádia Costa, irá traçar um diagnóstico da estrutura médico-hospitalar, com novos investimentos e os cuidados para que o sistema não entre em colapso. Porém, todas as medidas serão tomadas em consonância com o Estado e Justiça, sendo consenso aguardar até o fim do decreto estadual para que uma nova reunião seja realizada.
Também participaram da reunião os empresários Aarão Vitérbio, Cláudio Modas e Agnaldo Brito, presidente da Câmara Nayla Barbosa, tenente-coronel Erisvaldo Viana e procurador do município Antônio Carlos.