Piauí tem 100% das escolas estaduais inscritas na 16ª OBMEP
- Detalhes
- Categoria: Educação
- Publicado: Domingo, 22 Março 2020 21:51
- Escrito por Redação
O Piauí alcançou 100% de escolas da rede pública estadual de ensino inscritas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na edição 2020, que tem como tema: música e matemática, serão 372 unidades escolares com alunos representantes na primeira fase da olimpíada.
Este ano, 350 mil estudantes da rede municipal e estadual de ensino foram inscritos representando um acréscimo de 15 mil participantes em relação à edição da OBMEP 2019, que contabilizou a participação de 335 mil estudantes. O número de alunos da rede privada será contabilizado na olimpíada somente no dia 26 de março.
Na média nacional, o Piauí está na primeira colocação com 90% das escolas inscritas, contabilizando a rede pública e privada. Já na média de alunos inscritos, o estado alcançou a terceira posição com 82% de participação em todas as redes de ensino.
A prova da 1ª fase ocorrerá em 26 de maio e podem participar escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.
A Supervisora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lafayette Carvalho, explica como ocorreu o trabalho de sensibilização para participação na olimpíada.
“Este trabalho foi realizado por meio de ligações telefônicas e grupos de WhatAapp, mas houve mais intensidade no contato individualizado. Nosso foco maior é que todos os estudantes piauienses do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio, independentemente da esfera, tenham a oportunidade de participar da OBMEP”, ressaltou Lafayette Carvalho.
O trabalho da coordenação da OBMEP no Piauí para garantir a participação de todos os municípios iniciou ainda em fevereiro, com a integração da Coordenação Regional da OBMEP do Piauí, gerentes do Ensino Fundamental, Médio e Tempo Integral e Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc.
“Diariamente, os coordenadores me enviavam relatórios com as escolas ausentes de todo o Piauí, então partimos para um trabalho de escola a escola, tendo como parceria gerentes, coordenadores de ensino e técnicos de algumas regionais para ajudar na inscrição das escolas”, disse a supervisora da Seduc.