STR de Piripiri inaugura o Novo Espaço da Feira da Agricultura Familiar
- Detalhes
- Categoria: Agora 40graus
- Publicado: Sexta, 06 Março 2020 17:38
- Escrito por Redação
A inauguração do novo espaço da Feira da Agricultura Familiar aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 06 de março, o local fica na Rua Professor Bem, por traz da Loja Macavi, e em frente à Padaria Pão Gostoso.
08 ANOS DE SUCESSO, UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS
Na data de 25 de julho de 2012, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, foi realizada a Primeira Feira da Agricultura Familiar, desejo e anseio do então presidente do STR Antônio Soares (Totonho), na ocasião contou com o apoio direto do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural ( EMATER) regional deste município, da recém fundada Cooperativa Agrofamiliar dos Frutos da Terra (COOAFRUT) e do Comitê de Mulheres.
A feira foi idealizada com base na quantidade de Assentamentos da Reforma Agrária aqui existente 07 pelo INCRA e 35 pelo Credito Fundiário, assim também com a legitimação de comunidades Indígenas e Quilombolas, essas organizações sociais tem acesso as políticas publicas através de ONGs como KOLPING, CERAC, MANDACARU, e Escolas Família Agrícolas, as quais capacitam e estruturam os agricultores com Hortas Orgânicas, Aviários, Criação e Manejo de animais de pequeno porte. Assim, com objetivo principal, que seria a exposição e o escoamento dos produtos da Agricultura Familiar, iniciou-se a referida feira tornando-se uma feira mensal, tendo data fixa nas primeiras sextas-feiras do mês.
Atualmente a feira conta com 52 agricultores do município de Piripiri cadastrados, e com participação assídua, trazendo galinha caipira, mel de abelha, frutas, verduras, legumes, óleos, azeites, rapadura, farinha, goma, e produtos artesanais tapetes, redes, acessórios de cozinha, feltros, e produtos de limpeza em geral, todos produzidos por Agricultores Familiares de nosso município, porem a feira atrai agricultores de outros municípios tais como Pedro II, Capitão de Campos, Lagoa de São Francisco, Boa Hora e até do estado do Ceará. Gerando renda extra á famílias de forma direta, e ao município indiretamente.
Hoje os feirantes contam com um espaço, inicialmente construído pelo Governo do Estado, porem concluído pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais desde município, local amplo e bem localizado contando com uma área de 2 mil m² dispondo de banheiros, cozinha, baias para animais vivos com fossa seca, áreas coberta para os artesãos, além de barracas moveis, e estar localizado no centro da cidade, próximo ao centro comercial, a Rodoviária Rural, ADAP, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Facilitando o acesso de quem está vindo das comunidades rurais e cidades vizinhas.