Estudantes da Uespi Dirceu trancam portões em protesto contra falta de limpeza no campus
- Detalhes
- Categoria: Agora 40graus
- Publicado: Quinta, 26 Setembro 2019 08:37
- Escrito por Redação
Os estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, fecharam os portões da universidade nesta quarta-feira(25) e ocuparam o local em protesto contra a falta de limpeza. Eles tiveram o apoio da comunidade da região.
De acordo com a estudante Antônia Ferreira, curso de Letras, o campus está há três dias sem qualquer tipo de limpeza no pátio, salas e banheiros e sem água nos bebedouros.
“As salas estão sujas, o bebedouro não tem aula, os banheiros sem condições mínimas de uso, o pátio também. Os serviços gerais não estão vindo porque estão há três meses sem receber salários e nós apoiamos eles, mas cansamos de vir para a universidade e em vez de assistir aula, limpa-la”, afirmou a estudante.
Além dos estudantes, professores e líderes comunitários da região Sudeste aderiram à ocupação e fizeram uma manifestação durante toda a manhã.
“Uma comissão vai aguardar o pessoal da tarde para que a ocupação continue. Impedimos uns funcionários da Limpel que vieram como diaristas, porque queremos é que paguem os salários dos servidores que já trabalham lá e da fiscalização da Vigilância Sanitária que deveriam ter vindo antes”, afirmou Antônia Ferreira.
Ela disse que uma assembleia dos estudantes será realizada às 14h e às 16h está marcada uma reunião com o Conselho Universitário. “A situação está crítica e estamos sendo diretamente atingidos, por isso tivemos que agir”, argumentou.
O campus Clóvis Moura tem cerca de 400 alunos dos mais diversos cursos.
O Cidadeverde.com entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Uespi e aguarda posicionamento. Também tentamos contato com a empresa Limpel, mas não obtivemos sucesso.
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que está "buscando resolver o problema junto à empresa".
Nota de esclarecimento da Uespi:
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lamenta a paralisação dos serviços prestados pelos servidores da empresa Limpel, ao tempo em que informa:
- A UESPI vem cumprindo religiosamente com todas as suas obrigações contratuais junto a Limpel, atestando os serviços prestados nos seus Campi e solicitando, em tempo hábil, os respectivos pagamentos pelos serviços junto à SEFAZ-PI;
- A Pró-Reitoria de Administração fez uma notificação para empresa Limpel na data de ontem (24/09), devido a paralisação total dos serviços nos últimos dias, em que informa a deficiência dos serviços prestados, o não cumprimento da carga horária, e, consequentemente, o problema da sujeira nos campi, com provas materiais de tais deficiências, para que tomasse as providências necessárias e urgentes no prazo máximo de até 24 horas, a partir da data do recebimento da referida notificação, sob pena de providências mais sérias, como aplicação de penalidades previstas no contrato.
- Por fim, a Pró-Reitoria de Administração convocou os representantes da Limpel para uma reunião, que acontecerá amanhã (26/10), com o objetivo único de apontar soluções para a imediata retomada dos serviços paralisados. Cidadeverde.com