Assentamento no Piauí proíbe entrada de 'estranhos' para evitar coronavírus
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Quarta, 06 Maio 2020 12:56
- Escrito por Redação
Uma cerca de arame farpado, homens de máscaras e um cartaz indicam que está proibida a entrada de 'estranhos' na comunidade devido à pandemia da covid-19. A iniciativa que tem chamado a atenção é de moradores do assentamento Araras, na cidade de Amarante, no interior do Piauí.
Para evitar a disseminação do vírus, os assentados fazem ainda uma espécie de 'barricada humana' com revezamento de quem toma conta da entrada na comunidade. O cartaz traz ainda a informação que só é permitida a entrada de 'casos de exceção' (profissionais das áreas de Saúde, Segurança e Justiça), desde que usem máscaras. O comunicado termina com uma mensagem de agradecimento pela compreensão, seguida da hastag #fiquememcasa.
O assentamento existe há mais de 20 anos, fica distante 20 km da zona urbana de Amarante, onde moram 60 famílias. Na comunidade eles produzem tomate, arroz, macaxeira, entre outros produtos voltados para a subsistência e também para o comércio local. A comercialização, inclusive, tem sido prejudicada devido às normas de isolamento social necessárias para evitar a disseminação da covid-19. Mesmo assim, os moradores reconhecem a importância das medidas restrittivas.