O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, revelou em entrevista que a corte eleitoral brasileira está preocupada com a presença de facções criminosas nas câmaras municipais brasileiras. O gestor chegou a citar nominalmente duas facções, o Primeiro Comando da Capital, de São Paulo, e o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. As duas organizações criminosas atuam em todo o Brasil.
Esta quinta, 19 de dezembro, marca o último dia do prazo para a diplomação de candidatos eleitos em todo o Brasil. Ontem uma vereadora eleita de Teresina, Tatiana Medeiros (PSB), foi diplomada pelo TRE, a parlamentar, porém, é investigada pela Polícia Federal por envolvimento com a facção criminosa Bonde dos 40, do Maranhão.
Na chegada ao evento, a vereadora minimizou as buscas realizadas pela Polícia Federal (PF) na sede do Instituto “Vamos Juntos”, fundado por ela. Segundo a futura parlamentar, tudo será esclarecido por seus advogados.
O desembargador Sebastião Ribeiro Martins demonstrou preocupação com o cenário.
“Eu tenho conhecimento, sim, que em todo o Brasil, alguns estados do Brasil, alguns candidatos foram eleitos com o dinheiro do crime organizado. Isso está sendo averiguado, apurado ainda, mas a princípio não impede a diplomação de nenhum candidato. Essa é uma preocupação da Justiça Eleitoral hoje no país. Foi uma grande preocupação do TSE, porque se verificou que nas câmaras de vereadores estava havendo filtração do PCC, comando vermelho, para eleger determinados candidatos a vereadores em todo o Brasil”, afirmou.