PUBLICIDADE                

Governador Rafael Fonteles participa de solenidade da PM do Piauí com promoção de 250 policiais

A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizará, nesta terça-feira (19/11), uma solenidade Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Bandeira, no Quartel do Comando Geral (QCG). Durante o evento, serão promovidos 250 oficiais e praças, além da entrega dos Diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito.

O governador Rafael Fonteles, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, estarão presentes na cerimônia.

As promoções seguem critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual, conforme explicou o coronel Scheiwann Lopes:

"O dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, é uma data simbólica, que nos remete à honra e veneração de um dos maiores símbolos da República. Este evento reforça o compromisso com a valorização profissional, promovida pelo governador Rafael Fonteles, e reconhece o trabalho e o desempenho dos policiais que se destacaram na corporação."

A solenidade também contará com desfiles da tropa, a incineração da bandeira antiga e o hasteamento solene de uma nova bandeira, respeitando os rituais tradicionais da data.

Dia da Bandeira

Instituído em 19 de novembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República, o Dia da Bandeira celebra este símbolo nacional essencial. A data foi estabelecida pelo Decreto-Lei nº 4 e simboliza a consolidação da identidade brasileira.

De acordo com o protocolo, bandeiras brasileiras desgastadas, sujas ou danificadas devem ser substituídas e entregues a unidades militares para incineração, prática que ocorre tradicionalmente no dia 19 de novembro, em um gesto de respeito ao símbolo da pátria.

Fonte: Governo do Piauí