• Governo do Estado (banner)
  • GUGA Som
  • Dra. Valéria
  • Bom na Boca Salgados
  • Ciro Aragão
  • Pousada Dallas
::PUBLICIDADE
Água & Cia
Agiliza
André
Felinos Segurança (botão)
AABB
pacifico
Boticário
CRIART
Agência Public Brasil
Primeiro Ato
Madereira SC
Alfredo
ÁGUA BOA
Contabilidade
Flexum
Mistura Fina
Turbina
USO Continuo
VESTE BEM
Governo do Estado (botão)
Gráfica Ideal
Otica São Paulo
M A Construções
Auto Escola Atlântica
Casa do Forro
Milk Shake
Estação do Horto
Matos
Proarte
O Machado

Faculdade Cespi/Isepro faça logo sua inscrição!

31 de maro de 2015 17:18h | Postado por: Paiva Filho em Educação

A faculdade Cespi/Isepro comunica que ainda há vagas para esse mês de Abril nos dias 11 e 12em Piripiri. Ainda da tempo, vamos faça logo sua inscrição! Mas informações com a coordenadora do curso Hilda Moreira e professores Sued Moreira e Rafael Soares, pelos telefones: 9849-6839 / 9958-1652.

Desde já desejamos uma Feliz Pascoa!



Polícia mata dois suspeitos de executar PM em Luzilândia

31 de maro de 2015 14:10h | Postado por: Paiva Filho em Polícia

A polícia executou dois dos suspeitos de participarem do assassinato do policial militar Raimundo Cunha, morto a tiros na noite desta segunda-feira (30/03). Os corpos foram levados para o hospital Gerson Castelo Branco no município de Luzilândia.

A polícia ainda faz buscas na cidade por um terceiro envolvido no assassinato do militar, que foi atingido covardemente com dois tiros pelas costas.

“Foi uma ação rápida em função do acontecido, da forma como foi abatido o policial. Desde o crime na noite de ontem as diligencias se prolongaram. E durante as buscas os criminosos tiveram a ousadia de efetuar disparos contra os policiais, mas houve revide e eles acabaram abatidos. Foram neutralizados e trazidos feridos para o hospital de Luzilândia, mas não resistiram e morreram”, disse o secretário de Segurança Fábio Abreu, em entrevista concedida por telefone ao programa Balanço Geral da TV Antena 10.

Abreu disse ainda que já está quase que comprovada a participação dos dois que morreram na troca de tiros na morte do Policial Militar.

As diligências que resultaram na morte dos dois suspeitos ocorreram na região próximo ao município de Morro do Chapéu.

ASSASSINATO DO POLICIAL

O policial Raimundo Cunha foi morto de forma covarde por seus algozes. Atingido pelas costas ele estava em um ponto de venda de espetinhos quando foi surpreendido. Cunha não estava em serviço, mas mesmo sem a farda permanecia a serviço da polícia militar. As informações são de que o militar fazia um trabalho de investigação tentando identificar os responsáveis pelo funcionamento de uma boca de fumo próximo ao local onde foi morto.

Fonte:180graus.com



Jôve pede aumento do efetivo policial para Piripiri e instalação de UPPs

31 de maro de 2015 13:59h | Postado por: Paiva Filho em Geral

A vereadora e suplente de deputada federal Jôve Oliveira esteve em Teresina reunida com demais lideranças do PTB do Piauí, em que foi tratado sobre uma pesquisa que o diretório estadual do partido encomendou sobre Reforma Política e o Momento Atual da Política Brasileira.

Segundo Jôve, a pesquisa mostra o cenário para as eleições do próximo ano na capital e interior. Na oportunidade, a piripiriense teve uma reunião a sós com o secretário de segurança do estado, Fábio Abreu, e fez alguns pedidos para a região de Piripiri.

Jôve solicitou um dia de Força Nacional em Piripiri, monitoramento através de câmeras, aumento do efetivo para a nossa região, após os novos policiais saírem da academia, bem como uma nova viatura para o 12º BPM, implantação do Corpo de Bombeiros em nosso município, um UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) nos residenciais de Piripiri. ASSESSORIA


Pé de Chulé, Copão Rural e Copa Batom Inscrições abertas e com data de arbitrais

31 de maro de 2015 12:42h | Postado por: Paiva Filho em Esportes

O departamento de esportes da Secretaria da Juventude, Cultura e Esporte (SEJUCE), da Prefeitura de Piripiri, informa, que desde a semana passada, estão abertas as inscrições para as equipes que vão participar dos campeonatos Pé de Chulé, Copão Rural e Copa Baton 2015. As inscrições vão acontecer no horário das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na sede da SEJUCE, na Praça de Eventos.  

Os interessados em participar das competições deverão retirar a ficha de inscrição na Secretária de Juventude, Cultura, Esporte na Praça de Eventos Arimatéa Sousa, no bairro Estação. As datas do arbitral e definição de regulamento já estão definidos: Para o Copão Rural, às 09h no dia 20 de abril; Para o Pé de Chulé, às 19h no dia 21 de abril; E para Copa Baton, às 09h no dia 22 de maio. Todos os encontros serão realizados no Auditório Ozires Neves de Melo, na Praça de Eventos.

Segundo o secretário da SEJUCE Menandro Brito, a realização dos torneios amadores esse ano atenderá a uma solicitação pessoal do prefeito Odival Andrade, que tenciona o início para o próximo dia 01 de maio, com uma grande festa para o povo da cidade e do interior.


Feira da Agricultura Familiar acontece nessa quarta-feira

31 de maro de 2015 12:39h | Postado por: Paiva Filho em Geral

A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Piripiri, do mês de abril, será na Semana Santa, mais precisamente amanhã quarta-feira santa, dia 1. 

A feira que tradicionalmente acontece na primeira sexta-feira do mês, foi antecipada estrategicamente para esta quarta-feira, pois será mais atrativa e rentável para os produtores-expositores durante a semana santa, que é quando aumenta o consumo de frutas, verduras, milho verde e outros produtos gerados no campo. 

A expectativa dos expositores é muito grande, tendo em vista o sucesso que se repete a cada nova edição da feira. São comercializados animais vivos, frutas, verduras, doces, bebidas, alimentos, artesanato e até perfumes. Tudo produzido nos assentamentos e em pequenas propriedades rurais. A feira é uma realização de vários órgãos que apoiam a agricultura familiar, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri e a Prefeitura Municipal de Piripiri, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social- SETAS.


Redução da maioridade penal para 16 anos pode ser votada ainda nesta terça-feira

31 de maro de 2015 12:09h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que propõe reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal, foi adiada para esta terça-feira (31) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Depois de uma longa discussão e de várias tentativas de obstrução por 41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão.

Com o encerramento de discussão, a PEC poderia ser colocada imediatamente em votação, mas o presidente da CCJ, deputado Arthur Lira (PP-AL), preferiu abrir espaço para debater a proposta antes de colocá-la em votação.

Inscreveram-se novamente, para debater a admissibilidade da redução da maioridade penal, 26 deputados que integram a CCJ.

"Nós não colocaremos a matéria em votação hoje, não dará tempo", reconheceu o presidente da CCJ, Arthur Lira antes da aprovação do requerimento de encerramento de discussão. Ele informou que a apreciação será retomada hoje (31) diretamente com a votação da PEC.

A PEC principal sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos está tramitando na Câmara há mais de 20 anos. A ela foram apensadas mais 38 propostas sobre o mesmo tema.

Se a admissibilidade da PEC for aprovada pela CCJ, será criada uma comissão especial que irá analisar o mérito da matéria. Só depois de muita discussão é que a proposta terá seu parecer votado pela comissão e, depois, pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

Caso seja aprovada pelos deputados, a PEC será encaminha à apreciação do Senado. Se for modificada pelos senadores, terá que retornar à Câmara para novas deliberações. Para uma PEC ser aprovada, são necessários os votos de, no mínimo, 308 dos 513 deputados da Câmara, nos dois turnos de votação.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), caso o texto seja admitido na comissão e comece a tramitar na Câmara, o STF (Supremo Tribunal Federal) vai ter que interferir, sinalizando que o PT deve recorrer ao Judiciário para suspender a discussão.

— O STF poderá e deverá sustar o andamento dessa proposta de emenda à constituição. Se essa PEC avançar, ele pode e deve ser trancada por um mandado de segurança do STF. Nem nós, constituintes secundários, podemos alterar o que o constituinte originário estabeleceu.



Fies passa a exigir média de pelo menos 450 pontos no Enem

Antes não havia esta restrição.

31 de maro de 2015 11:55h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Anúncios

A partir desta segunda-feira (30), o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato não pode ter nota zero na redação. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento de estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.

A estudante Kamila Monteiro, de 18 anos, obteve média de 426 pontos no Enem e conseguiu o contrato do Fies antes da aplicação da nova regra. Ela avalia que os estudantes de escola pública como ela serão prejudicados com a mudança.

“Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino, mas quem está em escola pública tem dificuldade para fazer a prova do Enem. Então, é preciso começar melhorando a qualidade do ensino médio e não dificultar a entrada no ensino superior”, diz Kamila, que vai cursar psicologia em uma instituição de São Paulo.

O Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de 12 para oito no número de parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos.

Agência Brasil


Nota de falecimento

31 de maro de 2015 10:02h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

É com muito pesar que noticiamos o falecimento do amigo Givelson, filho do saudoso João Fideles. Ele fazia tratamentos em Teresina, (hemodiálise e ontem teve uma parada cardíaca  e morreu). O corpo está sendo velando na rua Brigadeiro Sampaio (Próximo ao Campo 3 Corações. Nossa condolências à toda família.



Governo autoriza reajuste de 5 a 7,7% nos preços dos medicamentos

O aumento passa a valer a partir de hoje, 31 de março.

31 de maro de 2015 09:53h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Saúde

Indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem adotar o reajuste de até 7,7% nos preços de medicamentos regulados pelo governo a partir desta segunda-feira. A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) que autoriza o aumento foi publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Saúde, a regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três – de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço teto em 1,02%. “O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta.

A Cmed fixa o valor do reajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. É considerado no cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor.


Ministros do Supremo aumentam em 83% o valor das suas diárias em viagens.

O valor passa de R$ 614,00 para R$ 1.125,43, quase dois salários mínimos.

31 de maro de 2015 09:33h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

O reajuste de 83% no valor das diárias pagas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de janeiro deste ano, provocou um efeito cascata quase imediato nos demais tribunais superiores, nos Tribunais Regionais Federais (TRFs), nas Varas Federais, nas Varas do Trabalho e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde o fim de janeiro, o STF começou a pagar diárias de R$ 1.125,43 aos ministros; até então, eram pagos R$ 614 — valor que constava de uma resolução de 2013.

O custeio de alimentação, hospedagem e locomoção em viagens internacionais também foi reajustado, de US$ 485 para US$ 727,46. A iniciativa do STF foi seguida em fevereiro e este mês por todos os tribunais superiores, que optaram por também pagar o teto do valor das diárias. O efeito cascata se estendeu quase imediatamente às varas da Justiça Federal e do Trabalho.

A resolução do STF é de 22 de janeiro, com reajustes de diárias tanto para ministros quanto para juízes auxiliares (95% da diária de ministro), analistas (55%) e técnicos judiciários (45%). No dia 4 de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou resolução em que estabeleceu os mesmos critérios para o pagamento de diárias. Uma diária equivale a 1/30 do subsídio de ministro do STF, que é de R$ 33,7 mil. Viagens internacionais levam a um acréscimo de 70%. Assim, a cada aumento da remuneração básica, as diárias são reajustadas automaticamente.

EFEITO CASCATA IMEDIATO

Depois do STJ, o efeito cascata prosseguiu. O CNJ decidiu em 6 de fevereiro pagar os mesmos valores aos conselheiros. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, editou portaria no dia 9 de fevereiro. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu pela equiparação integral aos ministros e por 90% do valor para juízes do Trabalho, em ato do dia 12. Um dia antes, o Conselho da Justiça Federal reajustou os valores para todos os magistrados dos TRFs e todos os juízes federais.

Os TRFs passaram a pagar 95% do valor da diária de um ministro do STF. Nas varas federais, recebe-se 95% da diária paga a integrante do TRF. O último tribunal a editar ato normativo foi o Superior Tribunal Militar (STM), em 3 de março.

Uma resolução do CNJ de abril de 2009 orienta que “as diárias concedidas aos magistrados serão escalonadas e terão como valor máximo o correspondente à diária paga ao ministro do STF”. Todos os tribunais superiores decidiram, então, adotar o valor máximo.

O TSE explicou que a opção pelo teto ocorreu em razão de o tribunal não fazer “distinção de valores de benefícios aos demais ministros não oriundos do STF, como os do STJ e da advocacia”. O STJ, por sua vez, sustentou que, em nota, “não há que se falar em teto”. “A resolução do STJ apenas segue as diretrizes da resolução do STF. E sempre foi assim”.

Leia  a matéria completa aqui

O Globo


Inaugurado em Piripiri o novo prédio da Clinica PREVLAB (parte 2)

Mais um prédio que levou a assinatura do Arquiteto Cristhian Matos

31 de maro de 2015 09:16h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Anúncios

Foi bastante prestigiada  a inauguração do novo prédio da Clinica Previlab, que aconteceu na manhã de segunda feira, 30 de março.

E agora disponibilizará também de serviços de psicologia, geriatria, nutrição e psiquiatria.


O edifício, bem localizado na Avenida Tomaz Rebelo leva o nome do empresário Francisco Firmino de Araújo (In memoria), pai da Dra. Márcia, proprietária da clínica.

Veja mais fotos da inauguração na galeria...

Veja mais fotos »

Escritório de contabilidade Ciro Aragão

31 de maro de 2015 07:41h | Postado por: Paiva Filho em Anúncios

Somos um escritório de contabilidade localizado na Rua Santos Dumont, nº 215, centro, Piripiri, formado por profissionais qualificados e preparados para assessorar sua empresa.

Prestamos serviços na áreacontábil, fiscal e trabalhista. abertura, alteração e encerramento de empresas. Folha de pagamento, assessoria empresarial, declaração de imposto de renda, ITR, regularização de obras e acompanhamento em licitações.

Chegou a hora de você fazer o seu imposto de renda pessoa física, não deixe para a ultima hora, o prazo termina no dia 30 de abril de 2015.

Contato: (86) 9412-2428.



Churrascaria e Restaurante o Machado, na Banda Caldeirão vale a pena visitar!!!

30 de maro de 2015 18:14h | Postado por: Paiva Filho em Entretenimento

Churrascaria e Restaurante o Machado,  Banda Caldeirão, sempre lotado. (86)) 9974 3618, 88111213/ 9906 5350.

Além do cardápio Maravilho as crianças fazem a festa na Piscina!!



Cerca de 90 mil famílias do Piauí saem do programa Bolsa Família

A cobertura dos piauienses carentes beneficiados chegou a 500 mil famílias.

30 de maro de 2015 18:01h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Cerca de 90 mil famílias do Piauí e 1,3 milhão de famílias do Brasil saem do programa 'Bolsa Família'

A presidente Dilma Rousseff divulgou, durante reunião com os governadores do Nordeste, na semana passada, que 1,3 milhão de famílias saíram do programa 'Bolsa Família' na condição de empregados ou empregadores. No Piauí, o governador Wellington Dias declarou que 90 mil famílias já saíram também na condição de empregados ou empregadores.

Wellington Dias disse, durante a posse do secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebelo, na manhã desta segunda-feira (30), que a presidente Dilma está muito satisfeita com a saída de 1, 3 milhão do programa, significando que aumentaram suas rendas. Ele declarou que no Piauí cerca de 330 mil famílias são beneficiadas com o programa Bolsa Família, mas no pico da cobertura dos piauienses carentes beneficiados chegou a 500 mil famílias.

O secretário Henrique Rebelo disse que a população do Piauí, segundo IBGE, é de 3 milhões de habitantes e 2 milhões de piauienses, equivalente a 72% da população do Estado, são assistidos pelo programa de transferência de renda.

Na posse de Henrique Rebelo, o governador falou que nesta terça-feira se reunirá com a bancada do Piauí no Congresso Nacional para mostrar as prioridades do Governo do Estado e pedir apoio dos senadores e deputados ao ajuste fiscal da presidente Dilma Rousseff.

“O ajuste fiscal é de interesse do Piauí porque é do interesse do Brasil. Não somos uma ilha isolada do Brasil. Assim como nós governadores tivemos que adortar tais ajustes, a presidente Dilma também merece um voto de confiança para fazer estes ajustes", disse o governador.

Segundo ele, os diretores dos órgãos federais do Piauí, que foram indicados por senadores e deputados federais, deverão ser nomeados pela presidente Dilma no mês de abril.



PRF vai apurar se houve excessos em abordagem que lesionou policial

30 de maro de 2015 17:32h | Postado por: Paiva Filho em Polícia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nota na manhã desta segunda-feira (30) garantindo que irá apurar se houve excessos na abordagem que culminou com uma fratura no braço de um agente na tarde deste domingo (24). O agente Fenelon teve que ser levado ao hospital após cair enquanto tentava imobilizar um motoqueiro que pilotava embriagado na BR 343. A ação foi gravada por moradores da região.

O homem identificado apenas como "Zé Pio foi" perseguido após passar pelo posto da PRF em uma motocicleta com cano adulterado e sem capacete. Segundo a PRF ele foi submetido ao teste do bafômetro onde foi detectada a presença de álcool no organismo, o que caracteriza crime de trânsito.

O policial foi socorrido no Hospital Regional Chagas Rodrigues e passa bem. Leia a nota na íntegra.

Cidadeverde.com