Diante das fortes chuvas que atingem alguns estados brasileiros, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou uma mobilização para ajudar a população afetada no Piauí e outros estados. De acordo com o órgão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional opera em nível de alerta laranja e em contato diário com agências de monitoramento e defesas civis estaduais e municipais.
Em Picos o bancário Marcondes Barros faleceu na madrugada desta terça-feira (14) após ser levado por uma enxurrada durante uma forte chuva no bairro Ipueiras. A vítima tentava salvar os cachorros da família quando foi arrastada pela correnteza.
Além de Picos, a capital Teresina e outros municípios do Piauí foram atingidos por fortes chuvas nas últimas horas, gerando alagamentos em diversos pontos da cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuva em grande parte do país nesta segunda e, também, na manhã desta terça-feira (14), com maior intensidade em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e em todo o Tocantins.
A previsão indica chuva de até 100 mm (milímetros) por dia e ventos de 100 km/h.
“Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10), estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”, afirmou o ministro Waldez Góes, ressaltando que já conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.