PUBLICIDADE            

Pactos pelo Piauí: Rafael Fonteles faz 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos

Rafael Fonteles defende alinhamento entre Estado e municípios para fortalecer planejamento e agilizar gestões

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância da integração entre os Executivos estadual e municipal como caminho para fortalecer o planejamento e agilizar as gestões em benefício da população. A declaração foi feita nesta quinta-feira (21) durante a abertura do Pactos pelo Piauí, evento que reúne mais de 200 prefeitos no Centro de Convenções de Teresina.Promovido pelo Governo do Piauí, o evento, que acontece até esta sexta-feira (22), busca apresentar aos gestores eleitos e reeleitos programas e outras parcerias que poderão ser implementadas aos planos de governo, promovendo políticas públicas efetivas aos cidadãos.Além do Governo Estadual, o evento também tem visa fortalecer as articulações entre Governo Federal e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

“Estamos aproveitando exatamente o momento de transição, portanto, entre a eleição e a posse dos prefeitos eleitos, para que possamos já sinalizar as cooperações que poderão ser feitas nessas áreas que citei assim que tomarem posse. Com isso, dar mais velocidade e planejamento para as ações dos municípios. Eles (prefeitos) precisam conhecer o que de fato o Governo do Estado e o Governo Federal podem oferecer para alinhar com seus respectivos planos de governo”, disse o governador.

O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, senador licenciado Wellington Dias, reforçou o compromisso com o desenvolvimento inclusivo, integrando planos estaduais e federais.

“Nós temos um plano para o país. Esse plano prevê que tenhamos um desenvolvimento inclusivo para um país com mais igualdade. É isso que o nosso campo político defende. E no estado do Piauí, o governador Rafael Fonteles, no ano passado, apresentou aqui mesmo no Centro de Convenções um plano com a metas que o nosso estado quer alcançar e o governo do presidente Lula se integra com o Governo do Piauí levando em conta esse plano estadual, plano federal com plano estadual”, ressaltou.

Já o presidente da APPM, Toninho de Caridade, destacou a importância da parceria tripartite (Governo Federal, Estadual e Municipal) como forma de aperfeiçoamento e de melhorias no contexto da gestão pública entre os prefeitos eleitos e reeleitos.

“Momento muito oportuno para que esses três entes federados possam aqui hoje estar buscando esse entendimento, buscando parcerias, para que a gente possa avançar juntos. Eu não acredito em desenvolvimento sem os municípios. Então, os municípios, alinhados com o Governo do Estado e Federal será de grande importância, tanto para a captação de recursos como também essas parcerias já existentes em algumas áreas do governo estadual com os municípios e que possamos estender a todos e aperfeiçoar ainda mais a gestão pública municipal”, concluiu. O DIA.