A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai investir um total de 48 milhões de euros no turismo no Piauí. O acordo foi firmado durante reunião entre técnicos da Semarh (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) com representantes da AFD ocorrida ontem (02). Os órgãos alinharam o desenvolvimento do Programa Piauí Verde e Sustentável e caberá à entidade francesa investir em obras de infraestrutura turística nas unidades de conservação do Estado.
Os investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento deverão se concentrar em pelo menos oito unidades de conservação, sendo quatro estaduais e quatro federais. A unidades de conservação que receberão investimentos são: Parque do Rangel, Serra de Santo Antônio, Cânion do Rio Poty e Cachoeira do Urubu. Já as unidades de conservação federais que receberão ações do Programa Piauí Verde são: Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Serra da Capivara, Sete Cidades e Parque das Nascentes do Rio Parnaíba.
O investimento da Agência Francesa no Piauí ainda está em fase de avaliação no comitê de crédito nacional pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). A previsão é que os investimentos iniciem no final de 2025.
O Piauí não é o primeiro estado brasileiro a receber financiamentos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, a AFD já apoia políticas públicas de mobilidade urbana de baixo carbono e de integração tarifária. Na Região Nordeste, a Paraíba também tem iniciativas em parceria com a Agência. No Estado, a AFD apoia a empresa pública de água e saneamento na implementação do plano de investimento quinquenal para universalizar os serviços de acesso a água potável e esgotamento.