O primeiro voo experimental com um carro voador no país aconteceu ontem (20) em São Paulo . O modelo EH216-S de uma fabricante chinesa foi testado na presença de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), parceiros da empresa e imprensa.
Ao todo, foram realizados dois voos curtos. O primeiro teve duração de 6 minutos, com distância alcançada de 1,8 km, enquanto o segundo durou 3 minutos e 20 segundos, com 700 metros percorridos. Não havia nem tripulação e nem passageiro na aeronave, que foi pilotada e comandada remotamente durante todo o teste.
“Desde o final do ano passado, quando trouxemos o eVTOL EH216-S, sonhamos com o momento em que finalmente veríamos a aeronave decolar no Brasil. Esse dia chegou, e estou feliz por fazer parte deste momento histórico para o nosso país e para o futuro da mobilidade aérea urbana”, disse Adriano Buzaid, CEO da GoHobby.
O eVTOL (avião de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, em tradução livre) EH216-S funciona com 12 baterias e 16 motores. No ar, o carro consegue transportar até duas pessoas, com uma carga total de 620 kg, e atinge uma velocidade de 30 km.
Segundo a empresa, o piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é operado remotamente e automaticamente a partir do solo, através do sistema inteligente de comando e controle da EHang. Isso permite que o piloto planeje, comande, valide, execute, monitore e controle o voo em tempo real, a partir do solo. SBT News