PUBLICIDADE            

Piauí receberá mais de cinco mil militares do exército para segurança na eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral confirmou que o Piauí receberá mais de cinco mil homens do exército brasileiro para atuarem na segurança das cidades durante as eleições municipais deste ano. As tropas virão dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e do Ceará. Os agentes de segurança deverão atuar nas 179 cidades que requisitaram auxílio federal, o TRE aguarda apenas a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decidirá na próxima semana quantos municípios receberão o auxílio federal.

As tropas federais se juntaram a unidades estaduais que atuarão no interior do Piauí, segundo a secretaria de segurança mais de 6.500 policiais militares serão mobilizados para atuar no policiamento que cobrirá os 3.560 locais de votação distribuídos por todo o estado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Sebastião Martins, explicou detalhadamente o plano de operação.

“Para o Piauí virá uma brigada militar, uma unidade do Exército que vem mais de 5.000 homens. Então, estamos apenas aguardando a aprovação lá do TSE e virá uma brigada chefiada por um general de brigada, ele já entrou em contato comigo, está apenas aguardando essa decisão de Brasília. Se fosse poucos municípios, viria apenas da 10ª Região Militar, que é Piauí e Ceará. Entretanto, com mais homens, são mais de 5 mil homens do Exército, então virão do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Ceará, do próprio Piauí”, afirmou

De acordo com o desembargador o órgão aguarda apenas a definição do TSE.

“Nós temos aqui já elaborado o plano de segurança, já foi apresentado pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil e a Guarda Municipal. Falta apenas a quantidade de municípios que virão, das Forças Armadas, que virão ajudar e reforçar a segurança em todo o estado do Piauí. Nós temos lá a quantidade de 188 municípios, mas o TRE tirou nove, então nós temos hoje lá um pedido para 179 municípios. Então, possivelmente, na próxima terça ou quinta-feira, o TSE vai aprovar”, afirmou.

Assédio eleitoral

O presidente do TRE comentou também as denúncias de assédio eleitoral registradas no estado. Hoje o Piauí é o terceiro estado com mais denúncias no nordeste brasileiro.

“O assédio eleitoral fica caracterizado quando as empresas chamam os seus funcionários e obrigam a pedir no voto para determinado candidato. Então, o empregado tem o direito de livremente escolher o seu candidato. Não pode uma grande empresa chamar os seus funcionários e aproveitar aquele ambiente de trabalho. Isso é um assédio eleitoral, é um crime eleitoral que será punido através do Ministério Público”, finalizou. Cidadeverde.com