A operação conjunta de combate ao desmatamento no bioma Mata Atlântica começou nesta segunda-feira (16/09) em todo o país. As ações de fiscalização, que seguem até 27 de setembro, ocorrem em 17 estados, incluindo o Piauí. Este ano, a operação “Mata Atlântica em Pé” é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).
No Piauí, a operação envolve o Ministério Público Estadual, Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e IBAMA. Os alvos da ação estão localizados em várias cidades, como Teresina, José de Freitas, Barras, União e outras.
A promotora de justiça Áurea Emília Bezerra Madruga, do CAO de Defesa do Meio Ambiente do Piauí, destacou a importância do estado participar desse evento nacional para reforçar a necessidade de preservar os remanescentes da Mata Atlântica e exigir a recomposição das áreas degradadas.
A operação já identificou, em 2023, mais de 17.900 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa, com multas de aproximadamente R$ 82 milhões aplicadas. A fiscalização utiliza tecnologia de satélite, por meio do projeto MapBiomas, para mapear áreas desmatadas e responsabilizar os infratores judicialmente.
Apesar de uma redução no desmatamento em comparação ao período anterior, o Piauí é um dos estados mais afetados, acumulando 6.192 hectares de perda de floresta nativa. 180graus