O teto do santuário de Nossa Senhora da Conceição, na zona norte do Recife, desabou na tarde desta sexta-feira (30). Ao menos duas pessoas morreram, de acordo com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O desabamento aconteceu por volta das 13h50.
"Infelizmente, dois óbitos já foram confirmados após a queda do telhado no Santuário do Morro da Conceição. Nossas equipes seguem atuando nas ações emergenciais por conta dessa tragédia. Estou me dirigindo ao local neste momento", escreveu João Campos nas redes sociais.
As duas vítimas eram homens, segundo a vice-governadora Priscila Krause. A idade deles ainda não foi informada pelos órgãos que atuam na ocorrência. O Instituto de Medicina Legal está no local.
Krause, que está no local, disse que ao todo 17 pessoas foram socorridas. Duas foram levadas ao Hospital da Restauração, na área central do Recife, e outras foram socorridas para Unidades de Pronto Atendimento.
A reportagem busca informações sobre o estado de saúde dos feridos. Atuam na ocorrência 15 policiais militares e 32 integrantes do Corpo de Bombeiros.
Nossa Senhora da Conceição é tida como a padroeira afetiva do Recife. A festa de celebração da santa, realizada em 8 de dezembro, reúne milhares de pessoas no Morro da Conceição, um dos principais pontos da cidade.
A vice-governadora disse que ainda não é possível estimar quantas pessoas estavam na igreja no local, já que diversas pessoas foram resgatadas por voluntários ou conseguiram escapar logo após o desabamento do teto.
Testemunhas relataram que havia uma distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade no local no momento do desabamento.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) também se manifestou nas redes sociais. "Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos."
Em nota, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, lamentou o episódio. "O acidente, que resultou em vítimas e causou grande dor à nossa comunidade, enche nossos corações de luto e solidariedade. Em oração, nos unimos às famílias enlutadas e a todos os que foram afetados por esta tragédia", disse. Segundo o arcebispo, a Arquidiocese de Olinda e Recife oferece suporte necessário às vítimas e aos familiares.