O planejamento da Polícia Federal para a segurança das Eleições 2024 prevê a presença de equipes em dez cidades do Piauí. São elas: Teresina, Bom Jesus, Corrente, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Parnaíba, Esperantina e Piripiri.
No total, 86 policiais e 25 viaturas estarão envolvidos na segurança do pleito.
"Sem a atuação da Polícia Militar não seria possível executar o plano de segurança das eleições. A PF tem a função de policia judiciária então é a função de planejar a segurança do pleito", disse a delegada da Policia Federal, Milena Caland.
Segundo a delegada, nesta primeira semana de campanha o clima está tranquilo e a expectativa que às vésperas da eleição as denúncias se intensifiquem. "A expectativa é que na semana do pleito aumente o número de denúncias, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores", disse Milena Caland.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão 100% do efetivo, cerca de 9 mil homens e mulheres, trabalhando.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que até mesmo os policiais que exercem função administrativa serão destacados.
Após problemas na eleição de 2022, PRF quer resgatar a imagem de garantidora de direitos. Nas eleições presidenciais, a instituição descumpriu ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, então presidente do TSE, de não realizar operações que envolvam o transporte público de passageiros durante a votação no segundo turno.
Durante reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Bruno Dias, disse que esse pleito é muito importante para a entidade e que a PRF está empenhada para que ele aconteça da melhor maneira.
"É uma oportunidade para resgatarmos a imagem de polícia garantidora dos direitos, inclusive o direito ao voto. Todos devem lembrar o problema que a corporação esteve envolvida, em nível nacional, e temos orientação do nosso comando pontuando a nossa atuação", disse. Cidadeverde.com