A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) confirmou nesta sexta-feira (26) que o cronograma do concurso para a Polícia Penal segue normalmente e a previsão é de nomear os aprovados em março de 2025. Um total de 400 candidatos serão convocados sendo 200 para contratação imediata e 200 para cadastro reserva.
O diretor da Unidade Administrativa Penitenciária da Sejus, Reginaldo Correia, informou ao Cidadeverde.com que 611 candidatos aprovados serão convocados para o Teste de Aptidão Físico (TAF). O Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) fará a convocação pelo site oficial do núcleo de concurso e o TAF será realizado de 5 a 14 de agosto.
Pelo cronograma, o início do curso de formação será em dezembro. O curso é no máximo 60 dias e em seguida a nomeação.
“Estamos com a perspectiva do curso de formação ainda este ano. A previsão de nomeação é em março e estamos com o corpo pedagógico da academia penal em condições, preparando esse trabalho para receber 200 candidatos para a primeira etapa. A ideia é formá-los e no primeiro semestre o nosso governador nomeá-los”, disse Reginaldo Correia.
O cronograma prevê também teste psicológico e investigação.
Cerca de 30% dos aprovados vão atuar no presídio em Buriti dos Lopes, que será inaugurado no final do ano com 307 vagas. Os nomeados vão atuar também nos presídios de Teresina e interior do estado. O Piauí tem hoje 6.800 presos em 16 unidades prisionais.