Em entrevista à Veja, o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger, sugeriu que Lula (PT) não dispute a reeleição em 2026 para apoiar uma eventual candidatura de Rafael Fonteles (PT).
Segundo o filósofo e professor da Harvard University, o governador piauiense pode ser uma alternativa para frente a polarização entre uma “falsa direita” e uma “falsa esquerda” que “têm o mesmo projeto” e nenhuma solução aos problemas dos brasileiros.
“Eu sugiro que ele apoie um dos governadores do Nordeste. Vejo o Rafael Fonteles, do Piauí, com grande simpatia. É um excelente gestor, comprometido com a ideia de casar a inteligência com a natureza”, afirmou Mangabeira Unger.
O ex-ministro ainda pontua a necessidade do PT apostar em lideranças de estados onde o partido possui grande capilaridade. “O PT é um partido hoje essencialmente nordestino, mas absurdamente comandado por São Paulo”, ressaltou.
Na eleição de 2022, Mangabeira Unger foi entusiasta da candidatura de Ciro Gomes como uma "terceira via" na disputa polarizada entre Lula e Bolsonaro, por entender ambos possuem o mesmo projeto que no campo da política econômica.