PUBLICIDADE          

Conselho de Farmácia flagra venda ilegal de medicamentos em mercadinhos em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.

Em vistorias, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF/PI) flagrou a venda ilegal de medicamentos em mercadinhos, atuação de estabelecimentos clandestinos e remédios controlados sendo comercializados sem qualquer controle. Diante da gravidade, o conselho solicitou da Vigilância Sanitária fiscalizações e providências nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.

O vice-presidente do CRF-PI, Danilo Déric, informou que este ano o Conselho já recebeu 24 denúncias de estabelecimentos atuando de forma irregular.  

“Constatamos nas vistorias, estabelecimentos irregulares e clandestinos, onde os mesmos não possuem registro perante os órgãos sanitários e sem presença do farmacêutico. Foi verificado também a venda de medicamentos controlados como psicotrópicos e antibióticos sem as devidas autorizações, como também constatou-se o comércio de medicamentos em estabelecimentos não farmacêuticos, como mercadinhos, e etc”, disse Danilo Déric. 

“No caso de estabelecimentos ilegais, irregulares ou clandestinos, o CRF encaminha as demandas para as entidades competentes, como as vigilâncias, que são órgãos regulatórios que têm poder de polícia”, disse o vice-presidente.

Déric informou ainda que o CRF vem fiscalizando todos os municípios para verificar a regularidade dos estabelecimentos e a presença do farmacêutico como determina o TAC em vigor.

“A população pode constatar se o estabelecimento é regular ou não verificando os documentos sanitários obrigatórios como: Certidão de Regularidade Técnica emitida pelo CRF-PI, Licença Sanitária emitida pelas vigilâncias e Alvará de Funcionamento”, disse.

No Piauí, até o presente momento, existem 2.273 farmácias regulares, sendo elas com e sem manipulação, e farmácia hospitalares públicas e privadas. Cidadeverde.com