Cerca de 348.075 contribuintes do Piauí devem declarar Imposto de Renda 2024, de acordo com a Delegacia da Receita Federal em Teresina. Até o momento, 170 mil piauienses já enviaram a declaração.
A expectativa da entrega total é 4% maior em relação ao ano passado, quando o Piauí teve 333.112 declarações do IR 2023.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o auditor da Receita Federal, José Valter Lopes, pontuou que as pessoas estão utilizando algumas ferramentas, como a declaração pré-preenchida, para antecipar a entrega.
“A gente está percebendo este ano que as pessoas estão antecipando suas entregas da declaração, e isso é muito bom porque também há uma chance de receber em menos tempo essa restituição, pois o brasileiro tem essa tendência de deixar para última hora. E este ano, com a ferramenta de declaração pré-preenchida, os cidadãos estão entregando mais rápido a sua declaração”, disse.
Já em relação ao país, a Receita Federal projeta um total de 43 milhões de declarações para este ano, superando as 41.151.515 entregues em 2023. Apesar disso, as mudanças nas regras de isenção e tributação devem resultar em uma redução significativa no número de declarações em comparação com anos anteriores.
“Com as mudanças implementadas no limite de rendimentos isentos e outras alterações nas faixas de tributação, estima-se que um número considerável de contribuintes piauienses não precisará mais declarar imposto de renda em 2024”, descreveu a DRF/Teresina em nota.
Além das mudanças nos limites de renda e nas obrigações de declaração, a Lei 14.754/2023 trouxe ajustes importantes relacionados à tributação de fundos exclusivos e offshores, afetando diretamente os contribuintes que possuem tais investimentos.
José Valter orienta ainda os contribuintes que estão na malha fina da Receita Federal.
“Para as pessoas que por ventura se encontrem em malha, elas devem ter um pouco de paciência porque muitas vezes não precisam fazer nada, não é um erro. Elas terão que aguardar até o início do ano que vem, no dia 2 de janeiro de 2025, e poderão antecipar essa documentação, e a Receita poderá liberar, e em alguns casos, sair naturalmente da malha”, ressalta.
A DRF destaca que para mais informações sobre as mudanças e obrigações relacionadas à declaração do Imposto de 2024, os contribuintes do Piauí podem acessar o site oficial da Receita Federal ou entrar em contato com seu contador de confiança. O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2024 é dia 31 de maio.