PUBLICIDADE            

Em reabertura do Hotel Serra da Capivara, governador confirma que fará PPP em mais seis hotéis do estado

No total, são 50 suítes com estacionamento, além de brinquedoteca, academia, piscina, bar da piscina, auditório climatizado para 100 pessoas e um restaurante

O governador Rafael Fonteles (PT) confirmou na noite desta sexta-feira (19) que o governo fará Parceria Público Privado (PPP) em outros seis hotéis da rede do estado. A declaração ocorreu durante a inauguração da PPP no Hotel Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

A rede integrada de hoteis e pousadas de estado que passará para a iniciativa privada são de Canto do Buriti, Pedro II, Amarante, Corrente e Luís Correia.

“Vamos ter outras PPPs semelhantes em outras cidades e outros hotéis querem vir pra casa e com certeza o aeroporto terá voo diários”, disse o governador.

O governador também elogiou a estrutura do hotel e citou que tem boas condições de receber visitantes de dentro e fora do país. 

"O melhor e maior hotel de São Raimundo Nonato para receber melhor o turista nacional e internacional. Os investidores que acreditaram na PPP e tem expertise para gerir o hotel, o estado não tem essa expertise”, disse o governador

Participam da solenidade em São Raimundo Nonato o senador Marcelo Castro, a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, secretários, deputados e outras autoridades locais.

“É um sonho realizado. Idealizamos a Ópera da Serra da Capivara e precisamos de parceiro. É uma conquista de grande valor para a região”, disse a prefeita Carmelita.

O hotel Serra da Capivara recebeu investimento de R$12 milhões e vai atender a demanda turística da região. O ministro do Desenvolvimento Social e ex-governador Wellington Dias enviou um vídeo destacando a importância do investimento para o turismo sustentável.

Hotel Serra da Capivara homenageia Niède Guidon

Construído há mais de 30 anos, o Hotel Serra da Capivara reabre suas portas nesta sexta (19) após Parceria Público-Privado (PPP) entre o governo do estado e grupo empresarial. O hotel, que foi inaugurado em 1992, era gerido pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em parceria com Governo do Estado, entrou em crise financeira e encerrou as atividades. O local chegou a ser referência na região, era um dos mais procurados, e tem uma estrutura diferenciada. Com a revitalização, após a PPP, o empreendimento retoma as atividades para atender à demanda turística da região.

Originalmente idealizado na década de 70, o local passou por um meticuloso processo de Retrofit, unindo modernidade e materiais de qualidade com a preservação de suas características originais. A estrutura térrea e o telhado exposto foram mantidos, enquanto elementos naturais e obras de arte de artesãos da região foram cuidadosamente incorporados à decoração, fortalecendo a conexão com a cultura local.

No total, são 50 suítes com estacionamento, além de brinquedoteca, academia, piscina, bar da piscina, auditório climatizado para 100 pessoas e um restaurante liderado por um chef dedicado à culinária local.

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Anne Marie Pessis, disse que a reabertura do hotel é importante para atrair o turista e que o projeto inicial é da arqueóloga Niède Guidon.“É um momento muito importante, uma coisa fantástica que vai ajudar muito o turismo. Estamos todos da Fundham contente”, disse Anne Marie Pessis.

Para a chefe do Parque Serra da Capivara, Marian Rodrigues, é dia de celebração já que o investimento vai ajudar na atração de visitantes.

“O turismo vem crescendo a cada ano e precisa ter essa infraestrutura para receber bem. O hotel está repaginado com mais conforto e ajudará a impulsionar o turismo”.

A arquiteta Dyessica Morais destacou que o projeto preservou a estrutura antiga e fez adaptações para as necessidades atuais usando a técnica da retrofit. 

"Temos uma foto da Niède Guidon colocada na recepção para dizer que respeitamos a história desse lugar. Quando chegamos aqui percebemos que estava faltando o hotel reviver aquela alma do local. Então fizemos um projeto contemporâneo que é juntar o rústico com o moderno usando artesãos, pintores, artistas, locais. A gente sabia que as pessoas tinham um carinho muito grande por esse hotel" disse Dyessica Morais, que juntamente com duas arquitetas trabalharam na revitalização do projeto. Cidadeverde.com