A Polícia Federal amanheceu esta sexta-feira (19) cumprindo uma série de mandados judiciais no âmbito da Operação 45 Graus, na qual, investiga fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção em dois municípios piauienses. São 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em Miguel Alves e três e Teresina. A polícia efetuou, ainda, o sequestro de R$ 1 milhão em bens do grupo investigado.
A ação conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e as investigações foram conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba. O inquérito foi aberto após uma auditoria técnica da CGU apontar diversos indícios de fraude em procedimentos licitatórios realizados na cidade de Miguel Alves para contratar empresas prestadoras de serviço de manutenção e limpeza de ar-condicionado.
Em nota, a Polícia Federal explicou que durante as investigações ficou comprovado o depósito de verba em contas de “laranjas” na tentativa de conferir uma aparência lícita às fraudes. “Há indícios de participação de servidores públicos municipais mediante corrupção no esquema”, disse a PF.
A polícia não informou qual foi o prejuízo financeiro causado pelo esquema criminoso aos cofres públicos. Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Com informações da Polícia Federal