Uma forte chuva caiu na tarde desta quarta-feira (10) em Esperantina e causou transtornos aos moradores. De acordo com a meteorologia, uma média de 112 milímetros de precipitação caiu em um intervalo de apenas uma hora. O resultado foram ruas inundadas e verdadeiras correntezas em algumas ruas e avenidas da cidade.
Um registro da Avenida Petrônio Portella, a principal da cidade, mostra uma moto derrubada e sendo levada pela força das águas. Outras ruas e avenidas
Ainda não há informações se, com a forte chuva, mais famílias precisaram ser retiradas das suas casas, com o aumento de 29 centímetros do rio. A Defesa Civil de Esperantina e a Secretaria de Assistência Social do município ainda não passaram informações. Até ontem, 13 famílias estavam em abrigos da prefeitura disponibilizados para famílias que foram atingidas com a cheia do Rio Longá.
As chuvas na região Norte do Piauí já deixou 18 famílias desalojadas nas cidades de Barras e Esperantina, onde a cheia dos rios Longá e Marathaoan jáatingiram a cota de inundação. Nesta quarta (10), a prefeitura de Barras decretou situação de emergência. Subiu para 24 o número de famílias desabrigadas com a cheia do rio Longá em Esperantina. Na tarde de ontem (10), o município registrou 112 milímetros de chuva em apenas uma hora.
Ao Cidadeverde.com, o coordenador da Defesa Civil de Esperantina, Raimundo Machado, informou que do total, 20 famílias foram alojadas em colégios municipais e o restante na casa de familiares.
Ele acrescentou ainda que as equipes estão em deslocamento para verificar a ocorrência de um muro que teria desabado em uma residência.
Previsão de mais chuva para a região
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual e climatologista, Werton Costa, destacou que a previsão para as próximas 72 horas na região Norte do Piauí é de chuvas intensas.
“A nossa preocupação maior é o avanço das águas do rio Longá, de tal forma que as próximas 72 horas são cruciais para esses municípios, porque todos os modelos de previsão apontam uma majoração expressiva da carga de chuva nessas áreas”, destacou.
Werton Costa pontuou que encaminhou à Prefeitura de Esperantina um documento sobre as condições meteorológicas para embasar o decreto de situação de emergência da cidade.
“A gente aguarda esse documento que ele é muito importante porque isso abre um espaço para que o estado possa atuar com maior vigor, inclusive pleiteando recursos federais”, acrescentou.