PUBLICIDADE            

Protocolo do Piauí na recuperação de celulares roubados será implantado pelo Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça vai adotar o protocolo de recuperação de celulares criado pelo governo do Piauí como política nacional de combate ao furto e roubo desses aparelhos. Nesta quinta-feira (04), o governador Rafael Fonteles esteve reunido com o ministro Ricardo Lewandowski, em Brasília, para apresentar o protocolo.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, pontuou que foi constatado que é mais exitoso recuperar o celular roubado do que apenas bloquear o aparelho.

“O Ministério da Justiça nos convidou para que possamos instituir esse protocolo nacional e replicar o mesmo trabalho nos outros estados. Todas as políticas nacionais tinham como objetivo bloquear o celular, só que percebemos que as pessoas não queriam bloquear o celular, elas consideravam o próprio bem algo muito valioso. Então, nosso foco é tentar recuperar os bens já roubados e vimos nos números que essa estratégia é mais exitosa do que o bloqueio”, destacou o secretário.

A equipe ministerial, liderada pelo secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos, recebeu explicações sobre os procedimentos adotados pela SSP-PI. O protocolo será incorporado ao Programa Celular Seguro do Ministério da Justiça.

“Esse protocolo exitoso será difundido como uma política nacional de combate ao furto e ao roubo de aparelho celular. O Governo do Estado do Piauí está de parabéns por esta iniciativa e o sucesso do programa, que iremos compartilhar com todo o país”, declarou Manoel Carlos.

O governador Rafael destacou que quase 6 mil aparelhos foram devolvidos aos donos desde que o protocolo foi implementado no estado.

“Isso tem representado uma vitória para essas pessoas que tiveram seus celulares roubados, um bem tão importante atualmente, devolvidos para seus respectivos donos. É um prazer contribuir com o Ministério da Justiça com esta política tão importante para o país”, declarou.

Devido ao sucesso da iniciativa, outros estados da federação, como o Ceará, também têm buscado informações junto à Secretaria de Segurança para criarem seus protocolos.

Chico Lucas destacou também o trabalho da equipe técnica e policial da Secretaria no desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que possibilitam a recuperação dos celulares.

“Estamos trilhando um caminho de boas práticas, de sucesso e principalmente de uma política baseada na inteligência, na tecnologia e no aprimoramento dos processos”, acrescentou. Cidadeverde.com