PUBLICIDADE            

Alunos da 3ª Gerência Regional de Educação integram o Parlamento do Futuro

Dois alunos do CETI José Narciso estão como deputados estaduais do PI

O Parlamento do Futuro é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Escola do Legislativo, em Parceira com o TRE-PI e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI).
Ao todo foram 81 candidatos que passaram pelo processo eleitoral nas escolas e, após as eleições, foram eleitos 30 deputados estaduais, que atuarão por três dias na Alepi. O pleito contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, que cedeu urnas eletrônicas para serem utilizadas para os estudantes votarem, além de ter treinado as equipes de trabalho que atuaram no dia da votação.
Com isso, após todo processo, os vitoriosos assumiram o parlamento estadual por três dias.
Dentre os 30 deputados, dois são do CETI José Narciso da Rocha Filho, escola jurisdicionada à 3ª Gerência Regional de Educação.
Os deputados Pedro Victor e Antony Ramos estão na capital, acompanhados de seus respectivos responsáveis, da diretora, Inez Araújo e de uma equipe de professores da escola.
“O momento é de aprendizagem e conhecimento de como se dá todo o processo político em nosso estado. Vejo como importante a participação dos jovens nas decisões que afetam diretamente o povo. Devemos não apenas militar nas redes sociais, como acontece comumente, mas nos colocar como instrumento de transformação. Contudo, vejo que isso só é possível diante do esforços em entender o processo político brasileiro”, disse o deputado Antony Ramos.
Já o jovem deputado, Pedro Victor frisou: “Eu me sinto feliz em representar Piripiri e minha escola neste projeto. Concordo com o nobre colega Antony no que tange sermos instrumento de transformação, não apenas meros espectadores da realidade que afeta nosso povo. A exemplo disso, nós, do Parlamento do Futuro, elegemos a primeira deputada, como presidenta da casa. Em 189 anos é a primeira vez que uma mulher assume o cargo. Isso é histórico”. Disse ele.
A diretora do CETI José Narciso, Inez Araújo, também falou sobre a participação da escola no Parlamento do Futuro.
“Nossa escola já trabalha a politização dos nossos alunos, pois visamos uma sociedade crítica à sua realidade, mas a criticidade deve ser propositiva e não apenas embasada em achismo. Por isso, é importante conhecer o meio em que vivemos e sua historicidade. Só assim pode-se melhorar o presente e planejar um futuro mais justo e igual. Este projeto possibilita os nossos jovens a conhecer os bastidores da política estadual, além de proporcioná-los fazer história, pois eles poderão apresentar projetos nos gabinetes dos deputados oficiais, que possivelmente acolham essas propostas e as aprovem, e posteriormente, o senhor governador Rafael Fonteles possa sancioná-los”, disse a diretora.
O gerente da 3ª GRE, Regiomar Meireles, analisou de forma positiva o Parlamento Jovem.
“Nossos jovens são inteligentes e precisam apenas de incentivo e espaço para colocar suas ideias em ação. Eles farão excelentes projetos que, certamente, serão apreciados de forma positiva pelos parlamentares oficiais. Afinal, serão proposições que eles veem como prioridades e necessárias para o Piauí”, falou Regiomar.
Ainda no intinerário dos deputados do Parlamento do Futuro, aconteceu uma agenda com o Governador, Rafael Fonteles, no Karnak.