O coordenador do Cadastro Único no Piauí, Jaelton Cardoso, esclareceu dúvidas sobre o Cadastro Único, uma espécie de mapeamento das famílias de baixa renda que, podem ser inscritas gratuitamente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para ter acesso a benefícios como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, desconto na conta de luz, a carteira do idoso, entre outros.
Entre as dúvidas mais comuns estão a de famílias que tiveram, por exemplo, o Bolsa Família cancelado. Jaelton Cardoso lembra que os 224 municípios piauienses, assim como o restante do país, passam por um processo de averiguação e qualificação cadastral para evitar que famílias, que estejam fora dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal, tenham direito ao benefício.
VEJA OUTRAS DÚVIDAS RECORRENTES
QUEM TEM DIREITO AO BOLSA FAMÍLIA?
- Famílias com renda per capta, por cada membro da família, de até R$ 218
FAMÍLIAS COM O BOLSA FAMÍLIA CANCELADO
- A orientação é ir ao CRAS para identificar o motivo do cancelamento
QUEM RECEBE AUXÍLIO-DOENÇA PODE FAZER CADÚNICO?
- A orientação é ir ao CRAS, onde será realizado um estudo financeiro baseado na composição familiar, para identificar se a pessoa pode ou não ser inscrito no CadÚnico
QUEM TEM CEGUEIRA MONOCULAR TEM DIREITO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC)?
- A orientação é levar o atestado médico CRAS. A Assistência Social, do município onde a pessoa reside, vai analisar a deficiência apresentada. Deficiências parciais ou por completa dão direito ao BPC.
APOSENTADOS TÊM DIREITO AO BOLSA FAMÍLIA?
- Não
AUXÍLIO-GÁS QUEM TEM DIREITO?
- Quem está inscrito no CADÚNICO, a orientação é ir ao CRAS solicitar a inclusão no benefício de auxílio-gás, pago a cada dois meses, por meio de um valor adicional no Bolsa Família. Cidadeverde.com