O novo bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Edivalter Andrade, 7º bispo diocesano, foi recebido na manhã deste sábado (03/02), em Piripiri, pelos paroquianos das paróquias de Nossa Senhora dos Remédios e do Sagrado Coração de Jesus, no Espaço Cultural Antônio Neto, na Avenida Raimundo Holanda.
É com grande alegria que recebemos hoje em Piripiri Dom Edvalter, que assumirá a Diocese de Parnaíba.
A posse
Dom Edivalter Andrade será empossado em celebração neste sábado, dia 3, na catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, em Parnaíba, a partir das 17h30.
A celebração terá a presença de 13 bispos e são esperadas cerca de 20 mil pessoas.
Confirmadas as presenças dos arcebispos de Teresina (Dom Juarez Marques) e de Palmas-TO (Dom Pedro Brito Guimarães) e os bispos de Campo Maior (Dom Francisco de Assis), Oeiras (Dom Edilson Soares), Picos (Dom Plínio José), São Raimundo Nonato (Dom Ronilton Souza), Bom Jesus do Gurgueia (Dom Marcos Tavoni), Caxias-MA (Dom Sebastião Lima Duarte), Tianguá-CE (Dom Francisco Edimilson). Também estarão presentes os bispos eméritos de Parnaíba (Dom Alfredo Schaffler) e de São Raimundo Nonato (Dom Eduardo Zielski) e o arcebispo emérito de Teresina (Dom Jacinto Furtado).
Dom Edivalter também visitou neste sábado as cidades de Brasileira, Piracuruca e Buriti dos Lopes, onde o novo pastor diocesano deu a bênção para os católicos locais.
Em Parnaíba o novo bispo foi recepcionado no Posto Pinheirão, onde também ele recebeu as chaves da cidade, na presença de autoridades e de toda a comunidade local. De lá, sairá em carreata até chegar ao Palácio Episcopal.
Dom Edivalter Andrade foi nomeado bispo de Parnaíba, pelo Papa Francisco, no dia 08 de novembro de 2023, transferindo-o da Diocese de Floriano, onde estava desde 2017.
A Diocese de Parnaíba estava vacante desde a transferência de Dom Juarez Marques Sousa da Silva para a Arquidiocese de Teresina, em janeiro do ano passado.
Fonte: Portalsemfronteiras. Fotos: Cleiton Brito/Secom de Piripiri.