PUBLICIDADE            

Oficinas gratuitas de Cinema são ofertadas em Piripiri no Piauí

Serão ofertadas 40 vagas para os módulos do curso, além de atividades públicas que incluem jovens estudantes da rede de ensino público de Piripiri, pessoas negras, indígenas..

O projeto Oficinas de Formação Básica em Audiovisual vai acontecer no município de Piripiri, Piauí, no mês de abril de 2024. As inscrições para as oficinas acontecem por meio do link na bio do perfil de instagram do projeto: @ofbaudiovisual. A programação inicia com a abertura e palestras e continua nas semanas seguintes com os módulos de oficinas sobre cinema e audiovisual, que vão desde as imagens, sons até os fundamentos por trás da edição criativa de vídeos. O curso acontecerá durante a semana (segunda a quarta), com a mediação de realizadores audiovisuais e tem coordenação do sociólogo e realizador audiovisual piripiriense Francisco Alves de Oliveira Júnior.

As Oficinas de Formação Básica em Audiovisual propõe não somente o manejo técnico de aparelhos que nos permitem captar momentos, mas também refletir de maneira crítica sobre os usos e desusos de imagens e sons na vida cotidiana. Propomos a partir do interior do Piauí, o convite aos participantes a uma imersão nas territorialidades e temporalidades das imagens e sons que nos rodeiam. Em diálogo facilitado por artistas, realizadores e pesquisadores em expressões diversas, descobriremos as potências do mundo da criação com imagens e sons. O curso será realizado no Teatro João Cláudio Moreno na cidade de Piripiri, Piauí, de forma a contribuir com políticas de descentralização da cultura para o interior do estado do Piauí.O Programa se estrutura em três MÓDULOS, que giram em torno de eixos temáticos: Módulo 01: TERRITÓRIOS DA IMAGEM (IMAGENS); Módulo 02: CAMINHOS SONOROS (SOM); e Módulo 03: TEMPORALIDADES (MONTAGEM).   Cada módulo conta com a mediação de um professor responsável por discutir e possibilitar as vivências de formação em cada eixo temático. Além dos módulos temáticos, haverá também um ciclo de palestras sobre narrativas e temas urgentes no cinema brasileiro.

A metodologia de formação das Oficinas se baseia nos conhecimentos da experiência vivida dos cursistas aliadas às questões trazidas com os conhecimentos técnicos e práticos dos professores mediadores. De modo a integrar jovens e pessoas idosas, além de outros recortes sociais, a diversidade cultural contribui de forma qualitativa na formação artística e cultural. As oficinas se estruturam em metodologias 1) expositivas, sobre conhecimentos técnicos do uso de equipamentos e conceitos teóricos sobre imagens e sons; 2) participativas, com indagações e intervenção dos cursistas; 3) práticas, com manipulação de equipamentos e laboratórios criativos. A proposta também gira em torno das premissas de 1) interdisciplinaridade, entrecruzando saberes diversos; 2) acessibilidade, de acordo com as necessidades dos cursistas por meio de legendas em materiais relativos ao curso. Cada módulo apresentará, durante uma semana, os conteúdos das ementas elaboradas pelos mediadores, assim como executará as atividades práticas. As avaliações e acompanhamentos se dão de acordo com a frequência de participação, realização das atividades práticas propostas e entrega de relatório final do curso.

Quem pode se inscrever?
Serão ofertadas 40 vagas para os módulos do curso, além de atividades públicas que incluem jovens estudantes da rede de ensino público de Piripiri, pessoas negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, comunidade LGBTQIAP+, técnicos e profissionais do setor audiovisual e comunidade piripiriense em geral, a partir dos 16 anos de idade.
?20 vagas para estudantes de instituições de ensino públicas, pessoas negras, indígenas, comunidade LGBTQIAP+ e comunidades tradicionais;
?10 vagas para profissionais, técnicos e agentes do setor audiovisual CONTEMPLADOS NA LPG;
? 10 vagas para ampla concorrência.

Mais informações no instagram!
Siga para mais: @ofbaudiovisual