PUBLICIDADE            

Com prazo prorrogado, Refis segue até fevereiro no Piauí

Com prazo prorrogado, Refis segue até fevereiro no Piauí

Os contribuintes ganharam um novo prazo para aderirem ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários, o Refis 2023. O prazo inicial estabelecido pela Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) era até o dia 20 de dezembro do ano passado. A data foi prorrogada inicialmente para 28 de dezembro e agora segue até o dia 1º de fevereiro.

O governo alegou que a primeira prorrogação levou em consideração que os contribuintes receberam o 13º salário e precisariam de mais tempo para quitar as dívidas, já a segunda atendeu a um pedido do setor empresarial e contábil. Através do Refis, o contribuinte pode quitar débitos relativos aos tributos estaduais como ICMS, IPVA, ITCMD, e Taxa do Detran e Setrans.

A superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos, explicou que os descontos de até 95% continuam com o no prazo e também os descontos escalonados para quem preferir divididos os débitos.

“No caso do ICMS, o parcelamento pode ser feito da seguinte forma: em três vezes, com 90% de desconto dos juros e multas punitivas e moratórias; seis vezes, com 80% de desconto de juros e multas; doze com 70% de desconto de juros e multas; ou em até noventa parcelas, sendo que nessa última opção o contribuinte deve dispor de uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário”, disse Moreira Ramos.

Veja a possibilidade de parcelamentos disponibilizados pelo Refis 2023

Débitos relativos ao ICMS:

  • Em três vezes: com 90% de desconto dos juros e multas punitivas e moratórias; 
  • Em seis vezes: com 80% de desconto de juros e multas; 
  • Em doze vezes: com 70% de desconto de juros e multas; 
  • Em até noventa parcelas: nessa última opção o contribuinte deve dispor de uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário.

Débitos relativos ao IPVA e ITCMD:

  • Podem ser parcelados em três, seis e até doze parcelas, sendo que os descontos serão, sucessivamente, de 90%, 80% e 70%. Na cota única, o desconto é de 95%.

Saiba como negociar débitos do Refis 2023:

– Para negociar o IPVA, acesse o site:

– Para pagar taxas do Detran, acesse o site: https://www.detran.pi.gov.br/

– E para negociar débitos do ITCMD, procure uma das Agências de Atendimento da Sefaz-PI.