PUBLICIDADE            

Piauí registrou seis redações do Enem 2023 com nota 1000; veja onde consultar

O Piauí foi um dos estados que registrou mais redações nota 1000 no Enem 2023 do Brasil. Das 60 maiores notas da redação, realizada  durante do Exame no ano passado, seis são candidatos piauienses. No ano passado, somente 18 candidatos em todo país conseguiram nota 1000, uma delas foi uma estudante teresinenses. Este ano, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam uma entrevista coletiva para comentar sobre os resultados. (Confira o ao vivo acima).

“O candidato que obteve um desempenho vai agora, a partir do dia 22 até o dia 25, ingressar no Sisu. Este ano, haverá um único edital lançado por ano, portanto, em 2024 só haverá um edital do Sisu, embora o ingresso possa acontecer tanto no primeiro semestre quanto no segundo”, destacou a superintendente.

Viviane Carvalhedo ressaltou ainda a mudança na Lei de Cotas no Enem 2023. Neste ano, candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência concorrerão às vagas reservadas apenas se não alcançarem, inicialmente, as notas para a ampla concorrência.

“Este ano, o Sisu vai respeitar a Lei de Cotas, portanto, o estudante que, mesmo tendo indicado no Enem 2023 cotas para as ações afirmativas, pode ingressar com base no seu desempenho dentro da ampla concorrência também. Uma boa novidade”, destacou.

Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível

Já está disponível para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. São 127 universidades, distribuídas por todo o país, e 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

No Piauí, as universidades estão ofertando 10.515 vagas. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a prova de redação.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 22 de janeiro. Os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.