Um trabalhador rural de 35 anos, identificado como Lázaro Assis Cordeiro, morreu na manhã desta segunda-feira (4) após ser atingido por um raio no povoado Coroatá, localizado na zona rural do município de Jurema.
De acordo com informações da 3ª Companhia do 11° Batalhão da Polícia Militar do Piauí (BPM-PI), Lázaro Assis estava com outros dez trabalhadores rurais quando foi atingido pela descarga elétrica logo depois de uma forte chuva.
Jurema é uma das 53 cidades localizadas no sul do estado que estão sob alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã (4).
A previsão para a região é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. O aviso meteorológico alerta para risco da queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por conta do alerta, o Inmet orienta a população para situações emergenciais:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Cidadeverde.com
Raio cai em terreno, queima árvores e moto em cidade no interior do Piauí
Moradores da cidade de Monsenhor Gil, a 56 km de Teresina, flagraram o momento em que um incêndio consumiu um terreno, neste domingo (03), e destruiu palmeiras e até uma motocicleta. O fogo teria sido provocado após a queda de um raio.
Momentos antes do fogo, moradores relataram que ouviram um estrondo. O incêndio ocorreu durante a noite quando chovia. Em vídeos obtidos pelo Cidadeverde.com é possível ver a altura das chamas.
No terreno havia também outros veículos que foram retirados antes de serem atingidos pelo fogo.