A “Operação Silêncio e Paz” prendeu oito pessoas no último final de semana, e segundo o coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar no Piauí, ela será expandida para o interior no mês de dezembro.
A operação tem sido realizada em Teresina com o objetivo de diminuir a criminalidade e contra a poluição sonora. No último final de semana, oito pessoas foram presas por lesão corporal, poluição sonora, porte ilegal de arma de fogo e direção sob efeito de álcool e drogas.
“A missão principal é preservar e salvar vidas, então o foco maior é esse, então com o 190 tem várias chamadas de poluição sonora, então desenvolvemos isso com as forças de segurança e um mapeamento sobre onde tem aglomeração de pessoas, e assim concentração de crimes. Então estamos nem fazendo um trabalho de questão de horário, o nosso foco é se estão regularizados, que tenham alvará. Nessa aglomeração de pessoas, dá todo tipo de pessoas, do bem e criminosos. Em alguns locais conseguimos apreender armas de fogo, drogas, som alto, menores bebendo, veículos com restrição de roubo e furto, pessoas com celulares furtados, pessoas com mandado de prisão e essas pessoas foram conduzidas. Essa operação está avançando e estamos tendo uma mudança de postura e os crimes estão reduzindo”, afirmou o comandante da PM, Scheiwann Lopes.
O coronel disse que essas operações vão ser expandidas para o interior. “Vamos ter essa operação durante o mês de dezembro e existe a possibilidade de seguir para 2024 também. Vamos lançar essa operação no litoral, onde tem grandes aglomerações nesse período de férias. Outras cidades também podem receber nesse final de ano, como Floriano, Picos, Corrente e Bom Jesus, nós ainda estamos fazendo um levantamento para a expansão da operação, vamos analisar, mas a princípio queremos manter ela durante 2024”, destacou.
Ele ainda disse que a população tem recebido bem a ação. “Em muitos lugares o público agradece, sabe que é para o bem da população e agradecem a polícia. Eles sabem que depois dessa verificação, fica um ambiente tranquilo e controlado”, declarou.