O delegado Menandro Pedro, 67 anos, que atuava no 7º Distrito Policia de Teresina, morreu na manhã deste domingo (12), durante corrida na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina. A morte foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí.
Segundo apurou o cidadeverde.com, o delegado passou mal durante a corrida. Ele chegou a ser socorrido por médicos no local, mas não resistiu. O delegado teria sido vítima de infarto fulminante.
Menandro Pedro Lopes da Luz é natural de Fortaleza (CE) e tem três filho. Ele é formado em Direito, pela Universidade do Ceará, e atuava na Polícia Civil do Piauí desde 1988. Menandro foi candidato a vereador nas Eleições 2020, pelo partido PSB. À época, o delegado obteve 231 votos e não foi eleito. Nas Eleições 2018 ele disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí, pelo partido Solidariedade, mas também não foi eleito.
Antes da corrida, ele gravou um vídeo e publicou nas suas redes sociais.
No vídeo publicado ontem (11), o delegado revela que é a primeira vez que vai participar de uma corrida e diz o que o motivou a prática esporte.
"Nunca participei de nenhuma corrida e amanhã vou tentar correr 15 km. Espero completar esta corrida", disse o delegado. o cidadeverde.com teve acesso mostram o momento em que o delegado é atendido por equipes médicas, no local da prova. Nos vídeos é possível ver que equipes médicas de duas ambulâncias prestaram os primeiros socorros a Menandro.
Segundo corredores, que também participaram da prova, o delegado passou mal, foi atendido pelas equipes médicas, mas não resistiu e veio a óbito na Avenida Marechal Castelo Branco.Menandro Pedro é um dos delegados mais conhecidos e antigos na função no Piauí. E atuou em várias ações contra a criminalidade no Estado. Ele ocupou o cargo de sub-secretário Estadual de Segurança no governo Mão Santa, e depois assumiu o cargo de titular da pasta, onde permaneceu durante o primeiro mandato de Wellington Dias (PT).
O delegado coordenou várias delegacias no Estado e participou das operações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas no Piauí. Atualmente ele estava no 7º DP, em Teresina.
No próximo ano ele iria se aposentar da Polícia Civil e já programava uma série de jogos de futebol para reencontrar os amigos de Fortaleza.
O sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Piauí publicou nota lamentando a morte do delegado e exaltou a sua atuação profissional.
"Recebemos com muita tristeza a notícia do seu falecimento [...] Delegado Menandro Pedro exerceu funções importantes na Polícia Civil do Piauí e teve uma atuação vigorosa na área da segurança pública", diz a nota.
NOTA DE PESAR
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí lamenta profundamente o falecimento do delegado de Polícia Civil Menandro Pedro Lopes da Luz, ocorrido neste domingo (12). Menandro Pedro foi secretário de Segurança Pública do Piauí, sub-secretário de Segurança Pública, diretor da Academia de Polícia Civil, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e coordenador da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), onde esteve à frente das investigações do crime organizado e comandou diversas delegacias da cidade. Atualmente, o delegado era titular da 7° Delegacia de Polícia de Teresina.
Neste momento de dor, a Segurança Pública do Piauí se solidariza com os familiares, amigos e policiais civis manifestando as condolências pela partida desse grande profissional, que encarou com grandeza e coragem a sua missão de servir à sociedade piauiense.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Teresina 12 de Novembro de 2023
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, também manifestou pesar por meio das redes sociais.
"O delegado Menandro Pedro sempre foi uma referência. Sua partida deixa uma lacuna na segurança pública do nosso Estado. Minha solidariedade aos familiares e amigos!", publicou o secretário.