Cerca de 14 mil estudantes de escolas públicas no Piauí garantiram a passagem de ônibus para ter acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é adotada, anualmente, pelo Governo do Piauí para atender alunos da rede estadual que deixavam de realizar as provas, por não terem condições financeiras para se deslocar aos pontos de aplicação.
O Passe Livre garante, além da mobilidade dos estudantes da capital até os seus locais de provas, o deslocamento dos alunos do interior até os polos de aplicação nos dois domingos do Enem, dias 5 e 12 de novembro, em 33 municípios piauienses.
Aproximadamente 14 mil estudantes piauienses serão contemplados com o transporte, sendo 3.915 em Teresina e 7.085 de municípios do interior do estado.
No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
“O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior. O Piauí tem o histórico de estar sempre entre os primeiros Estados do Brasil em taxa de presença. Esse comparecimento é resultado de uma soma de esforços, uma dessas iniciativas é o Passe Livre, que garante o transporte para os estudantes que possuem algum tipo de dificuldade para chegar até o local de prova”, destaca o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Da Redação