Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), a entrega de 200 novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). A solenidade aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).
Com a medida, a corporação dobrará a quantidade de viaturas nas ruas de 300 para 600 veículos.
Segundo Rafael Fonteles, outros 400 veículos menores também serão entregues até o final deste ano. Os novos veículos, modelo pick-up, foram equipadas com um novo sistema de rádio e giroflex (a conhecida luz da sirene da viatura), assim como a uma renovação completa de identidade visual
O governador do Piauí enfatizou ainda a importância dessas melhorias, afirmando:
“São 600 viaturas novas, das quais 200 estão aqui, todas caminhonetes equipadas, com o que há de mais moderno. A pouco, mais ou menos 30 dias, chegarão as outras 400. E já também com o sistema de rádio comunicação, que era uma deficiência que a gente tinha nas nossas forças policiais e que agora a gente está superando. Sem contar o grande investimento na área da inteligência, que eu repito, talvez, o gasto mais eficiente em termos de segurança pública”, avaliou o petista.
O chefe do Executivo seguiu explicando que, inicialmente, as caminhonetes serão enviadas para sede de batalhões em pelo menos 100 municípios do estado. Mas, a perspectiva é de que 100% das cidades piauienses sejam contempladas com a aquisição dos demais veículos.
“É claro que não dá para contemplar com as primeiras 200, então, cerca de cento e poucos municípios receberão viaturas, porque alguns se concentrarão nas sedes dos batalhões, mas, quando chegar as 400 novas, todos os municípios serão contemplados”, explicou.
O secretário de Segurança Chico Lucas (PT) pontuou que a aquisição das novas viaturas visa atender também o reforço no contingente da PM-PI, após a nomeação de novos policiais que vem acontecendo ao longo deste ano.
“É uma demonstração inequívoca de que a segurança pública é prioridade do governo Rafael e, principalmente, com o reforço no contingente, os 1.1 mil novos policiais que foram nomeados em junho, os 400 que serão nomeados no final do ano, havia necessidade de renovar a frota de veículos. Então, essas 600 viaturas serão a garantia de que os policiais irão fazer aquilo que é o maior desejo da população do Piauí, que é o reforço no policiamento pelas ruas e cidades do nosso estado”, pontuou. Cidadeverde.com