O governo do Piauí lança, nesta terça-feira (10), às 11h30, no Palácio do Karnak, o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que a meta é reduzir o número de mortes no trânsito em 50% até 2030.
"É um problema grave do estado do Piauí. Para você ter uma ideia, nós somos o terceiro pior estado em mortes por acidente de trânsito no geral e o primeiro em relação a mortes por acidentes de motocicleta. Então é um problema grave. Só no ano passado foram quase 900 pessoas que morreram em função de acidentes de trânsito, mais de 60% delas por acidente de motocicleta", disse o secretário.
Além da redução nas mortes, o pacto busca ficar abaixo da média nacional de óbitos por acidente de motocicletas e aumentar a quantidade de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (Senatram).
"Há pelo menos mais três metas. Nós precisamos aumentar, e temos feito um diálogo muito importante com a APPM, o número de municípios municipalizados no trânsito nato. Hoje só são 12, e a gente quer alcançar 62, o que corresponde aos municípios que têm mais de 10 habitantes no estado. Queremos também diminuir o Piauí dessa média nacional, a média nacional é 15, e a gente quer trazer para 13, ou seja, ficar abaixo da média nacional, e queremos também enfrentar um problema grave, que é o fato de hoje nós termos mais condutores de veículos do que temos pessoas habilitadas para a direção", acrescentou Washington Bonfim.
O secretário Washington Bonfim ressaltou ainda que deverá apresentar na próxima semana o orçamento estadual para o ano de 2024.
"Legalmente, o governo do estado tem até o dia 30 de outubro para encaminhar as peças, mas eu estive semana passada com o presidente do Tribunal de Justiça, com o presidente da Assembleia Legislativa e também em conversa com Rafael Fonteles e o governador nos orientou a entregar a peça logo depois desse feriado do dia 12, então no início da próxima semana a gente deve fazer o anúncio oficial, tanto dos números do orçamento estadual para 2024 quanto das características gerais no plano plurianual", disse. Fonte: Cidadeverde.com