O senador Marcelo Castro (MDB) afirmou nesta terça-feira (3) que a minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nos próximos dias.
O projeto precisa ser votado e sancionado até a próxima sexta-feira (6) pelo presidente Lula para valer para as eleições 2024.Foto: Roque de Sá/Agência Senado
“A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, disse o deputado no Twitter.
A minirreforma traz dispositivos que reduzem a transparência nos partidos, flexibilizam a cota feminina e podem diminuir o tempo de inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa.
As mudanças eleitorais são objeto de queda de braço entre Câmara e Senado Federal.
Marcelo Castro é o relator da minirreforma. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já tinha alertado a Marcelo Castro que gostaria de tratar dos temas previstos na minirreforma na discussão sobre o novo Código Eleitoral e que não gostaria de votar a proposta da Câmara de modo açodado.