Atrativo turístico e um dos cartões-postais do município de Campo Maior, a Serra de Santo Antônio está com as visitas suspensas por 180 dias devido à obra de reforma parcial da escadaria que dá acesso ao topo, construção e instalação de corrimãos e guarda-corpos, entre outras melhorias.
O governo do estado está investindo um total de R$ 1.370.118,16 no projeto, com recursos oriundos do termo de compensação ambiental com a empresa de geração de energia solar Ibitu Energia. A escadaria da Serra deve receber também contrapisos, mesas, assentos e áreas de descanso cobertas para facilitar o acesso de turistas.
Construída em 2018, a escadaria da Serra de Santo Antônio conta com 1.842 degraus que dão acesso ao um mirante de 402 metros de altitude e um cruzeiro que guarda a imagem de Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior, cidade localizada a 86 quilômetros da capital Teresina.
Em 2019, através do Decreto de nº 18.345, foi criado o Parque Estadual Ambiental da Serra de Santo Antônio, com o objetivo de proteger a biodiversidade das espécies da fauna e da flora, as diversas nascentes e córregos presentes e também de preservar a integridade e a beleza cênica da paisagem.
De acordo com Eduardo Marchão, jornalista e fotógrafo de natureza que frequenta o local há mais de dez anos, as melhorias estruturais no acesso à Serra de Santo Antônio são muito positivas, tendo em vista que o local é um importante ponto turístico que atrai centenas de visitantes semanalmente.
Além da Escadaria, o Governo do Piauí realiza também o asfaltamento do trecho de 28 km da PI-215 entre Coivaras e Campo Maior, rodovia que dá acesso ao Parque Estadual Serra de Santo Antônio, marco importante para o desenvolvimento da região conhecida como Terra dos Carnaubais. Cidadeverde.com